Modelos de TCC conforme ABNT

Baixe gratuitamente modelos de TCC padronizados pela ABNT, normas mais atualizadas, para BrOffice e MS Word, além de arquivos digitais com fichas bibliográficas para você começar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou sua monografia. Também leia, neste site:

Antes de começar o TCC, fale com a professora orientadora. Se ainda não tiver orientação, fale com a coordenação do seu curso para conseguir uma. Se você não sabe como fazer um TCC, isto é falta de orientação. Lembre-se de que você está pagando por estes serviços. É um direito seu. Não é possível se fazer um TCC sem orientação.

Pegue também as fichas bibliográficas e fichas de leitura em PDF e LibreOffice. Sempre que for ler um livro ou pesquisar na biblioteca, leve as fichas e preencha-as, para não perder tempo procurando citações mais tarde.

Recomendo expressamente que você use o LibreOffice gratuito para escrever seu TCC ou monografia. Além de ser mais fácil de usar, quando você instala o OpenOffice ele é seu. Quando você compra a licença do MS Word, ele não é seu, continua sendo da Microsoft. Proteja e difunda a propriedade usando softwares livres e de código aberto. Você sentirá dificuldades no início, porque os comandos estão em lugares um pouco diferentes de onde estão no MS Word. Mas, em pouco tempo, você se acostumará.

Faça a referência ao modelo de TCC ABNT

Caso você usar estes modelos de monografia e TCC conforme ABNT, deve colocar referência a eles em seu trabalho. Copie e cole em seu trabalho a referência dos arquivos abaixo. Na metodologia de seu trabalho também cite o uso dos arquivos. Em meio ao texto, a citação tem a forma “(ROCHA, 2006)”. A referência bibliográfica completa já está no formato correto para ser inserida na seção de bibliografia de seu TCC. Basta selecionar o texto, dar um CTRL+C, clicar no seu trabalho, dar um CTRL+V e formatar com o estilo “Bibliografia” ou “Referências Bibliográficas”.

Citação bibliográfica para o modelo de monografia e TCC em formato LibreOffice

ROCHA, José Antonio Meira da. Modelo de monografia e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Documento digital do programa Openoffice.org versão 2, disponível em: <http://meiradarocha.jor.br/news/tcc/files/2009/06/modelo_tcc-2011-11-23a.ott>. Acesso em: [data_atual].

Citação bibliográfica para o modelo de monografia e TCC em formato MS Word

ROCHA, José Antonio Meira da. Modelo de monografia e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Documento digital do programa MS Word disponível em <http://meiradarocha.jor.br/news/tcc/files/2009/06/modelo_tcc-2011-11-23a.doc_.zip>. Acesso em: [data_atual].

Citação bibliográfica para a ficha Bibliográfica

ROCHA, José Antonio Meira da. Modelo de Ficha bibliográfica e de leitura. Documento digital em formato PDF disponível em <http://www.meiradarocha.jor.br/ news/ wp-content/ uploads/ 2007/09/ fichas-bibliograficas-e-de-leitura1.pdf>. Acesso em: [data_atual].

Download dos modelos de TCC e monografia

Leia mais

About the Author

Jornalista, professor de Planejamento Gráfico e Mídias Digitais da Universidade Federal de Santa Maria, campus da cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutorando em Design na UFRGS, Porto Alegre, Brasil, 2014.