Sobre este site

Este site é editado pelo jornalista e professor José Antonio Meira da Rocha, mestre em Mídias, especialista em Informática na Educação, doutorando em Design e Tecnologia pela Ufrgs e professor de Jornalismo Online, Planejamento Gráfico e Mídias digitais na UFSM.

Contato via email, Skipe (meiradarocha_jor), GTalk (joseantoniorocha @ gmail.com), MSN (joseantoniorocha @ gmail.com).
Meira

Atividades
Jornalista, radialista, designer de jornais, professor universitário.
Ocupações atuais
Professor de Jornalismo Gráfico.
Escolaridade na área profissional
  • Graduado em Jornalismo Gráfico e Audiovisual (UFRGS). Ingresso em 1979, sob o nº 0987/79, e conclusão em 1982.
    Frente e verso do certificado:
    Diploma de graduação de José Antonio Meira da Rocha - anversoDiploma de graduação de José Antonio Meira da Rocha - verso
  • Especialista em Informática na Educação pela Unisinos, em 1997.
    Frente e verso do certificado:
    Certificado de Especialista em Informática na Educação - anversoCertificado de Especialista em informática na Educação - Verso
  • Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, em 2003, com a pesquisa “Espaço e tempo no jornalismo online“.
    Frente e verso do certificado:
    Certificado de Mestre em Mídias de José Antonio Meira da Rocha - anversoCertificado de Mestre em Mídias de José Antonio Meira da Rocha - verso
  • Currículo Lattes
Experiência profissional com vínculo empregatício
2008-atual
Professor de Jornalismo do Centro de Educação Superior Norte-RS/Universidade Federal de Santa Maria (CESNORS/UFSM), trabalhando com a disciplina de Laboratório de Jornalismo Impresso.
2007
Professor de Jornalismo do IPA Metodista, em Porto Alegre, RS, trabalhando com Produção e Projeto Gráfico e Editorial.
2004-2006
Professor de Jornalismo da Univates, em Lajeado, RS.
1993-2005
Professor das disciplinas do curso de Comunicação da UNISINOS, trabalhando com Introdução à Telemática, Técnica de Videotexto, Preparação e Revisão de Originais para Impressão, Planejamento Gráfico, Jornalismo Online.
1995
Editor de Arte do Jornal do Comércio. Implantação do conceito de pré-diagramação no processo produtivo do veículo. Treinamento de diagramadores nos programas PageMaker 5.0, Ventura 5.0, Corel DRAW! 5.0, QuarkXPress 3.1.
1990-1993
Editor de Arte Comercial do jornal Zero Hora, da Rede Brasil Sul de Comunicação. Criação padrões gráficos para anúncios, treinamento de diagramadores em editoração eletrônica (programas Windows Ventura Publisher, PageMaker, Corel DRAW!). Supervisão de rede de microcomputadores, padrão Novell.
1987
Editor setorial de Ciência & Tecnologia da agência de notícias por videotexto Brasil Hoje News Service, exercendo também as atividades de editoração eletrônica e programação gráfica em videotexto.
1986
Produtor executivo da TV Pampa de Porto Alegre, exercendo as funções de redator, pauteiro, editor de vídeo-tape, programador gráfico de vídeo e projetista de programação.
1982
Redator da Rádio Atlântida FM de Porto Alegre.
Experiência sem vínculo empregatício
Programação assembly de processadores 6502, Z80 e x86. Programação em linguagens PostScript, Mumps, Forth, Logo e Rebol. Programação em linguagem de banco de dados MySQL. Configuração de servidores Apache e servidores especializados (em linguagem Rebol). Conhecimento avançado de sistemas operacionais MS-DOS, OS/2, Linux, BeOS/Haiku, Windows. Desenvolvimento de ambientes com Content Management Systems (CMS) Mambo, WebGUI, WordPress. Produção de mídias digitais (áudio e vídeo, 3D, estereografia).
Projetos mais recentes
Endereço para contato
Rua Seringueira, 85, Bairro Centro
CEP 98400-000 – Frederico Westphalen – RS – Brasil
Fone-fax: (55) 3744-2994
Celular: (55) 9651-0686 (Vivo, Whatsapp) ou (55) 8448-3866 (Oi).
Mail:<joseantonio@meiradarocha.jor.br>, <joseantoniorocha@gmail.com>
Site: <http://www.meiradarocha.jor.br>
ICQ: 658222
Skype: meiradarocha_jor (Voz por IP)
Google Talk e MSN: joseantoniorocha@gmail.com

Leia a Política de Privacidade do site.

About the Author