Segundo passo para fazer um bom TCC ou monografia

http://www.pornramming.com/wiki/skins/tango/tango-steps-dark.gifSe o primeiro passo para fazer um bom Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é achar um bom tema, o segundo passo é encontrar um bom professor orientador. Depois de encontrado um tema, são necessários vários exercícios de “focalização”, isto é, a limitação do assunto, cada vez mais. Para isto, conte com o auxílio de disciplinas de projeto de pesquisa científica e de professores orientadores.

Quase toda instituição de ensino superior particular cobra o trabalho de conclusão de curso como uma disciplina. E pagam aos professores para orientar estudantes e para participar de bancas de avaliação. Portanto, orientar uma monografia de conclusão de curso é uma obrigação dos professores.

Dificilmente um estudante de curso superior terá experiência necessária para fazer um TCC sozinho. O orientador é fundamental para… bem, para orientar! Para dar o “caminho das pedras”, sugerir bibliografia, ajudar na focalização do objeto de pesquisa, sugerir profissionais que possam ajudar, etc.

Portanto, escolhido o tema geral e amplo do TCC, o próximo passo é falar com professores que se disponham a fazer a orientação a ajude a focalizar bastante. Depois, uma conversa com a coordenadoria do curso para oficializar a a orientação do TCC. Isto é um direito de quem estuda.

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor de Planejamento Gráfico e Mídias Digitais da Universidade Federal de Santa Maria, campus da cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutorando em Design na UFRGS, Porto Alegre, Brasil, 2014.