Como escrever uma tese e que ferramentas digitais usar

pesquisadora escrevendo tese
Existem muitas ferramentas de software que facilitam a vida.

Original em sciplore.org
Compilado e traduzido por Marcelo Santos

Como escrever uma tese de doutoramento? Esta não é uma tarefa trivial. A literatura relacionada precisa ser encontrada, as notas precisam ser tomadas e, finalmente, a tese tem que ser elaborada e escrita, incluindo a criação  da  bibliografia.  Existem  dezenas de  livros  sobre  como  fazer  um  levantamento  bibliográfico  e  como escrever uma literatura acadêmica e PhD em geral (por exemplo, [1-9]). No entanto, ferramentas de software que podem ajudar a fazer uma pesquisa bibliográfica ou escrever uma tese dificilmente são abrangidas por estes livros. É surpreendente como muitas ferramentas de software existentes facilitam o trabalho diário de um estudante de doutoramento.

Neste tutorial vamos apresentar um novo método para revisão literária acadêmica e elaboração de uma tese de doutoramento com software de mapeamento mental, leitores de PDF e gerenciadores de referências. Este tutorial concentra-se em alunos de doutoramento. No entanto, os alunos de bacharelado e mestrado podem usar os métodos aqui apresentados, assim como para planejar e escrever sua tese. O que faz este tutorial especial  é  o  fato  de  que  tudo  –  Arquivos  PDF,  o  conteúdo  dos  PDFs  (marcadores)  e  as  referências  são integrados com programas de mapeamento mental e processadores de texto.

Baixe o documento completo em PDF: Como escrever uma tese (bacharelado, mestradou ou doutorado).

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.