Estilo ABNT para o Zotero

Ao fazer sua pesquisa para TCC, você deve colecionar referências bibliográficas, citações etc. Para isto, a melhor ferramenta digital gratuita é o Zotero. É um excelente sistema gerenciador de banco de dados bibliográfico, indicado principalmente para grupos de pesquisa e para quem orienta trabalhos acadêmicos. Depois de criada sua bibliografia, você insere as citações e referências com apenas alguns clics, tudo devidamente formatado pelas normas ABNT. Fale do Zotero para sua orientadora e passem a compartilhar suas bibliografias.

O que é Zotero

É um sistema gratuito e aberto de banco de dados de bibliografia, tipo End Note, que está se espalhando rapidamente na comunidade acadêmica mundial.

O Zotero é constituído por:

  1. Um site gerenciador onde se criam grupos de trabalho e se compartilham bibliografias.
  2. Um plugin para Firefox, onde se cadastram e editam as bibliografia (adicionando-se links, notas, screenshots etc)
  3. Plugins para Firefox coversar com BrOffice e MS Word, por onde se inserem, em textos, as citações e referências bibliográficas já formatadas pelas normas ABNT.
Indexe bibliografias pelo Zotero

Indexe bibliografias pelo Zotero

Como funciona

  1. Primeiro, você se cadastra no site Zotero. A seguir, instala os plugins para Firefox e BrOffice. Aí, pode criar grupos para compartilhar bibliografia com colegas e orientandos.
  2. Depois, ao pesquisar na internet ou offline, pelo plugin do Firefox você registra referências bibliográficas, adiciona notas (como citações, por exemplo), screenshots de páginas internet e outros detalhes. (Veja imagem 1. A interface do plugin está marcado em vermelho)
  3. Ao redigir seu trabalho científico, você insere citações e referências editor de texto, já formatados conforme centenas de estilos de citações (Veja imagem 2). Achei o estilo ABNT em http://www.zotero.org/styles. Procure “ABNT” na página e clique em “Install”. A bibliografia será automaticamente atualizada, conforme você insere citações. Mas este tem algumas falhas. Por isto, melhorei-o. Veja link no final do artigo.
  4. Ao mudar o estilo de citação no plugin, todas as referências mudam automaticamente para o novo estilo, no editor de texto. Ótimo para quem envia trabalhos ao exterior. Não precisa reformatar tudo manualmente.
Plugin para BrOffice.org Writer

Plugin para BrOffice.org Writer

É necessário ter instalado o Java Oracle, com os plugins para o navegador. Veja como instalar Java em Linux.

No site do Zotero há mais de 1.250 estilos de citações/referências. Basta procurar pela página e clicar em [Install]. Existe um estilo para o padrão ABNT feito por pesquisadores da UFRGS e UFPR, mas contém algumas incongruências em relação às normas. A partir deste estilo, criei um mais aprimorado. Assim caminha o software  livre.

Baixe neste link o Estilo Zotero para ABNT, versão 2010-10-08. Se o Firefox não instá-lo automaticamente, arraste o arquivo baixado para cima do Firefox e clique no botão “Instalar”, na janelinha que aparece.

[Atualização 2013-09-29] O IPEA fez uma boa limpeza neste estilo, reescreveu do zero e submeteu aos desenvolvedores. Está agora no repositório de estilos do Zotero. A partir do trabalho dele, eu dei uma guaribada e aproximei mais das regras ABNT (O IPEA tinha usado para outros propósitos os estilos para verbete de dicionário e enciclopédia, p.ex.). Baixe aqui o Estilo ABNT para Zotero e Mendeley (2013-08-23). Usa títulos em negrito e autores abreviados. Ainda há algumas má formatações em estilos para filmes, mas acredito que fontes impressas e online estejam OK. Também fiz um estilo com pequena modificação estética: os nomes de autores nas citações em versalete (maiúsculas pequenas). Fica (meira, 2013) em vez de (MEIRA, 2013), porque os nomes em maiúsculas se salientam demais em meio ao texto. Baixe aqui: Estilo Zotero ABNT-UFSM com citação em versalete.

Também criei filtros em JavaScript para “raspar” (obter) referências bibliográficas da Biblioteca da UFSM (apenas livros) e da revisita Biblioteca Online de Ciências da Comuncação (BOCC), este já adicionado à distribuição oficial do Zotero. Nesta, os documentos  PDF ou HTML são baixados automaticamente, se a opção “Associar PDFs e outros arquivos” estiver ligada em “Preferências… > Geral” (ícone de engrenagem) do Zotero.

A instalação destes filtros é mais complicada que os estilos. Baixe os arquivos  e coloque-os no diretório /home/<usuario>/.mozilla/firefox/<perfil Firefox>/zotero/translators  (no Linux Ubuntu) ou c:/Documents and Settings/<usuario>/Dados de aplicativos/Mozilla/Firefox/Profiles/<perfil Firefox>/zotero/translators (no Windows XP). As pastas <usuario> e <perfil Firefox> variam para cada usuário. Vou submetê-los ao projeto Zotero, e em breve eles serão distribuídos com o sistema sem exigir a cópia.

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.