Estas são as normas NBR 14724 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a formação de trabalhos científicos, monografias e trabalhos de conclusão de curso (TCC). Elas definem tamanho de papel, margens, estrutura do trabalho e outros detalhes.
[Atualização: houve nova revisão da norma NBR 14724 em 2011.]
Estas são as normas oficiais do Brasil. No entanto, cada instituição de ensino pode ter suas normas particulares. Além disso, estas normas da ABNT não especificam detalhes como corpo de fonte (tamanho das letras), família tipográfica (estilo das letras) e outros detalhes.
Neste site, coloco modelos prontos para BrOffice e MS Word com todos os formatos de texto mais usados em monografias (recomendo a todos que usem o BrOffice, pois é mais fácil e tem recursos que o Word não tem, como cálculos em tabelas).
Nesta minha formatação, além das especificações das normas, uso estilos que facilitem a leitura e proporcionem um aspecto graficamente mais bonito. Em todo o caso, sempre confirme com sua orientação se o formato está de acordo com as normas de sua instituição.
A norma abaixo é de 2002. Em 2005 ela foi modificada nos seguintes pontos:
Item 5.3. Espacejamento. Agora é de 1,5 linhas, não mais de espaço duplo. Os títulos das subseções são separados dos outros parágrafos por dois espaços simples, em vez de espaço duplo.
Leia e baixe o arquivo PDF das normas NBR 14724:
[scribd id=16893300 key=key-25vryadwwxrin3841yju]
Bom dia professor!
Tenho algumas dúvidas pontuais que não encontrei quanto a formatação dos trabalhos científicos, no meu caso para a escrita da dissertação. Gostaria de alguns esclarecimentos se possível, todos referentes a ABNT NBR 14724 / 2011.
A numeração das tabelas e figuras é feita de forma sequencial independente da seção ou capítulo onde se encontram? E, em suas indicações, deve ser colocado o ponto final, ou não?
No meu caso algumas figuras são um conjunto de gráficos, (uma figura comporta vários gráficos), os quais deveriam aparecer todos na mesma página, mas de acordo com o texto que antecede esta figura, em alguns casos isso não é possível. Ou seja, minha dúvida é se posso colocar esta Figura disposta em duas páginas. Se sim, devo colocar a indicação da mesma figura novamente na próxima página?
Muito obrigado pela atenção.
Parabéns pelo seu trabalho.
Att
andre
Olá, André!
Em casos omissos, use o bom senso. Acho que suas soluções estão ótimas.
Prof.,
por gentileza, me esclareça:
há algum óbice em não se fazer notas de rodapé ?
penso em manter as indicações incorporadas ao texto.
isso pode ser ruim para a avaliação do meu TCC?
Obrigado professor José Antônio, por ter contribuido com o meu trabalho de TCC. Parabéns pelas informações!
Obrigado professor José Antônio, por ter contribuído com o meu trabalho de TCC.Parabéns, pelas informações!
Que bom que as dicas foram úteis, Marilene!