Normas ABNT NBR 14724 para formatação de trabalho científico, monografia e TCC

Estas são as normas NBR 14724 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a formação de trabalhos científicos, monografias e trabalhos de conclusão de curso (TCC). Elas definem tamanho de papel, margens, estrutura do trabalho e outros detalhes.

[Atualização: houve nova revisão da norma NBR 14724 em 2011.]

Estas são as normas oficiais do Brasil. No entanto, cada instituição de ensino pode ter suas normas particulares. Além disso, estas normas da ABNT não especificam detalhes como corpo de fonte (tamanho das letras), família tipográfica (estilo das letras) e outros detalhes.

Neste site, coloco modelos prontos para BrOffice e MS Word com todos os formatos de texto mais usados em monografias (recomendo a todos que usem o BrOffice, pois é mais fácil e tem recursos que o Word não tem, como cálculos em tabelas).

Nesta minha formatação, além das especificações das normas, uso estilos que facilitem a leitura e proporcionem um aspecto graficamente mais bonito. Em todo o caso, sempre confirme com sua orientação se o formato está de acordo com as normas de sua instituição.

A norma abaixo é de 2002. Em 2005 ela foi modificada nos seguintes pontos:

Item 5.3. Espacejamento. Agora é de 1,5 linhas, não mais de espaço duplo. Os títulos das subseções são separados dos outros parágrafos por dois espaços simples, em vez de espaço duplo.

Leia  e baixe o arquivo PDF das normas NBR 14724:

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor de Planejamento Gráfico e Mídias Digitais da Universidade Federal de Santa Maria, campus da cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutorando em Design na UFRGS, Porto Alegre, Brasil, 2014.