Dez dicas fundamentais para formatar monografia e TCC

http://1.bp.blogspot.com/_FHES2ilXMFg/TGy6IdOFkFI/AAAAAAAAAhA/pwY3f854j_k/s1600/CharltonHestonTheTenCommandmentsC101021021.jpg

Já ouvi histórias de horror sobre trabalhos de conclusão de curso que foram perdidos em uma pane no computador. Para evitar surpresas nessa face crucial de TCC, é bom seguir algumas dicas úteis.

  1. Grave seu trabalho com um novo nome. Use: seunome-2010-03-17a.odt, por exemplo. Isto identifica o aluno, a data e a versão do trabalho, evitando muitas confusões. Repare na forma do nome:
    1. Seu nome, para não haver confusão com o trabalho de outros orientandos. Separe da data com traço.
    2. Data no formato mais lógico: ano-mês-dia. Separe a data com traço, não com sublinhado, ponto ou barra.
    3. Uma letra para a versão.

      De hora em hora grave uma nova versão: a, b, c etc.

  2. Use os estilos pré-determinados para formatar o texto de seu trabalho. Existe um estilo praticamente para qualquer coisa que for necessário, no modelo fornecido.
  3. Não use a tecla ENTER para abrir espaço entre parágrafos, como no tempo da máquina de escrever. Computador não é máquina de escrever. Todos os estilos de parágrafo nos modelos fornecidos abaixo já têm o espaçamento certo nos atributos “Espaço acima do parágrafo” e “Espaço abaixo do parágrafo”. Se você usar ENTER, abrindo um parágrafo em branco, isto pode estragar outro recurso automático de formatação do editor de texto, que é o atributo “Manter com o próximo”. Todos os títulos têm este atributo, o que faz com que eles passem para a página seguinte, acompanhando o parágrafo correspondente e não fiquem sozinhos no final de uma página. Se você colocar parágrafos vazios, pode acontecer que um título fique no final de uma página junto com um parágrafo vazio.
  4. Não use espaços para centralizar títulos ou textos. Editores de texto têm um comando especial que centraliza automaticamente os textos. Usando os modelos de TCC fornecidos aqui, dificilmente você precisará centralizar texto à mão, porque os estilos já estão todos formatados corretamente.
  5. Não use parágrafos em branco com a tecla ENTER para formatar os títulos das capas. Eles já têm o espaçamento correto. Existe um estilo para cada elemento das capas.
  6. Não use espaços ou tabulação para fazer a entrada de parágrafo. O estilo de texto “Normal” ou “Corpo de texto” já tem esta entrada automaticamente. A propósito, as regras da ABNT não falam nada sobre entrada de parágrafo. Você pode nem usar, se preferir o estilo “parágrafo alemão”: não há entrada de parágrafo, apenas uma linha em branco entre dois parágrafos. Se usar entrada de parágrafo, lembre-se de que não há entrada nos primeiros parágrafos (texto depois de um título ou de uma lista numerada ou lista com bolinhas, ou qualquer outro elemento que interrompa o texto normal). A entrada de parágrafo foi um recurso inventado há poucos séculos para indicar onde começa novo parágrafo. Não há necessidade de indicar o primeiro parágrafo por que ele já é naturalmente visto como início de um texto.
  7. Não use programas pirateados para fazer seu TCC. Use o LibreOffice que é livre (aberto e gratuito) e mais fácil que o MS Word. Exija de sua instituição que instale o OpenOffice nos computadores dos alunos. E lembre-se: não é o LibreOffice que não abre direito arquivos do Word; é o Word que faz arquivos fechados que não podem ser abertos facilmente. Livre-se do Word.
  8. Diariamente, envie o arquivo de TCC para seu próprio webmail. É a maneira mais fácil de fazer cópias de segurança.
  9. Use estilos. Isto vai dar consistência ao projeto gráfico e facilitar a escrita. Você se concentrará no conteúdo do texto, não na forma. Isto também permitirá gerar o sumário corretamente em apenas 3 segundos.
  10. Faça o sumário (índice) automaticamente. Como você usou estilos para formatar todo o texto, agora você pode usar o recurso de geração de sumário automático do LibreOffice ou MS Word. O próprio programa calcula o número da página e gera o sumário, pegando o texto que está formatado com os estilos Título 1, Título 2 etc e colocando o número da página correto, os pontinhos etc.

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor de Planejamento Gráfico e Mídias Digitais da Universidade Federal de Santa Maria, campus da cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutorando em Design na UFRGS, Porto Alegre, Brasil, 2014.