Dicas para escolher o tema do TCC

http://www.ideachampions.com/weblogs/Target.jpgProfessores orientadores recomendam que o tema escolhido seja de agrado do aluno. Ele vai passar talvez um ano ou mais escrevendo sobre um determinado assunto. Se o tema escolhido for chato, será muito mais difícil para o aluno conviver com ele todo esse tempo.

O tema deve ser procurado através de perguntas. Uma grande dúvida deve ser o início de um trabalho acadêmico. Algo que não não foi respondido ainda. Alguma área do curso escolhido que ainda tenha algo escondido dos cientistas. Algo que tenha atiçado a curiosidade da aluna, durante o curso.

Normalmente se pensa num tema geral. Como diz a anedota acadêmica que me contou o prof. Sérgio Endler:

— Professor, quero fazer um trabalho sobre “Deus e seu tempo“.

Aí o professor concorda que é um tema importante, e tal, mas que talvez não possa ser feito em um semestre, apenas. Quem sabe tenta focalizar mais, para permitir um trabalho mais fácil?

— Então professor, que tal “Deus e os últimos 300 anos“?

— Refina mais, focaliza um pouco mais, diz o professor.

Assim um professor orientador vai ajudando a aluna a focalizar mais e mais seu objeto de pesquisa. Até terminar, no caso da anedota acima, num calhamaço de 198 páginas sobre uma música do Caetano Veloso.

Então, não tente abraçar o mundo. Lembre-se de que cada pesquisador contribui com um pouquinho só para o avanço da ciência. Restrinja sua pesquisa a um objeto bem pequeno que você possa dar conta em um ou dois semestres. Escolha algo que tenha desperto sua curiosidade, algo sobre que você não tenha uma resposta, ainda. Procure uma dúvida, não uma certeza.

E não se esqueça que se sua pesquisa de TCC for boa e bem feita, talvez algum editor de livros se interesse em publicar.

Saiba mais

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor de Planejamento Gráfico e Mídias Digitais da Universidade Federal de Santa Maria, campus da cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutorando em Design na UFRGS, Porto Alegre, Brasil, 2014.