Exemplo de TCC em Comunicação

Um trabalho de conclusão de curso pode ser simples, mas ter o porte de uma pesquisa científica profissional. É o caso do TCC Eficiência da divulgação de Web site na mídia tradicional e na internet, de Marcelo Morsbach Dias. Quando se formava em publicidade, Marcelo aproveitou seu trabalho como webmaster e aficcionado por gastronomia para fazer um TCC sobre o resultado da divulgação de seu site À Mesa.
O trabalho usou metodologia científica de testes e mensuração de visitação com base nos relatórios do site Web. O resumo (abstract) é este:

Este trabalho pretende mostrar que há excelentes maneiras de promover um site na internet por um custo baixíssimo e uma eficácia relativamente grande. No decorrer da pesquisa serão testadas várias formas de divulgação e avaliados os resultados obtidos, entre elas os motores de busca, banner exchanges, free for all links pages, listas de discussão, spam, parcerias e outros.

Baixe o trabalho para ver como é simples, bem estruturado e com uma sólida metodologia: Eficiência da divulgação de Web site na mídia tradicional e na internet

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.