Nikelen Witter, em Sapatinhos Vermelhos
Em geral, quando alguém diz que pretende escrever (seja o que for), os mais experientes lhe recomendam que leia e, provavelmente, os menos experientes fariam a mesma recomendação. O problema, porém, não é apenas entupir-se de letras e palavras, mal mastigadas, mal deglutidas, mal digeridas. Para escrever bem é preciso LER e, ao contrário do que dizem, passamos toda a vida aprendendo a ler.
Mas deixo uma ressalva aqui e agora: falo de aprender a ler e não de estar alfabetizado. Conhecer a língua portuguesa gramaticalmente é obra a ser completada no ensino fundamental e médio. Finda a ressalva.
Comentei num post anterior que venho trabalhando-me para ser também uma leitora melhor e, em função disso, tenho lido livros que parecem falar aos escritores, mas que falam também aos leitores. Porém, todas estas obras dirigem-se ao leitor de ficção, mas este não é o único leitor. Tampouco o único tipo de escritor que há.
Assim, cerca de quatro anos atrás, ministrei uma disciplina chamada Produção Textual em História. O intuito era facilitar aos nossos alunos a escrita de sua monografia de conclusão de curso, ritual de passagem temido e odiado pela maioria. As famigeradas 30 ou 40 páginas são dores de cabeça constantes para os concluintes e (não em menor grau) para seus orientadores. Comecei falando de narrativa. Assistimos ao belíssimo Herói (filme que recomendo). Vimos como é possível dar uma mesma informação por pessoas ou órgãos diferentes. Fizemos alguns exercícios. Então, percebi o óbvio: estava ensinando a escrita sem saber exatamente como meus alunos liam. Claro que costumo evidenciar logo nas primeiras aulas o que acho serem as etapas básicas da leitura acadêmica:
- 1ª leitura – reconhecer o texto;
- 2ª leitura – saber do que o texto trata em profundidade;
- 3ª leitura – compreendê-lo;
- 4ª leitura – relacioná-lo com outros textos.
Os quatro passos genéricos serviam para alguns, mas nem todos pareciam segui-los ou internalizá-los. Então, formulei uma sequência mais completa, com a intenção de ajudar um leitor a seguir um texto acadêmico. Hoje, organizando a vida, encontrei com este material e resolvi postá-lo por aqui.
Como ler um texto Acadêmico das Humanas:
- Localizar quem é o autor.
- Título do capítulo, título da obra, que tipo de obra: o que tudo isso informa sobre o texto?
- Como o autor começa?
- Que elementos o autor utiliza para definir o tema?
- O autor define os objetivos do artigo? Como?
- Ele problematiza o trabalho? Como?
- Quais os principais problemas que o autor aponta para o tema que ele propõe?
- Quais os conceitos que o autor utiliza e como ele os aborda?
- O autor faz uma revisão bibliográfica? Neste caso, preste atenção em:
- que autores e obras ele cita?
- o que dizem estas obras?
- os autores citados se contrapõe, concordam ou se complementam?
- o autor do texto concorda ou discorda deles?
- O que o autor agrega, em termos de argumentos, o seu texto ao debate com os autores que ele cita. Você consegue perceber que é um diálogo? O que o autor ressalta da fala dos outros autores e como ele opõe ou concorda com o que já foi escrito?
- O autor recupera obras que trazem como modelo o tema que ele está abordando? De que forma ele as apresenta?
- Como o autor apresenta o problema das fontes? Qual é a visão dele? Ele apresenta a visão de outros autores? Ele concorda ou discorda dos outros?
- Como o autor estrutura os trabalhos analisados no tema abordado em relação ao uso de fontes e métodos?
- O autor se posiciona sobre a validade desses usos?
- O autor se refere à escolas de pesquisa? Quais? E, principalmente, COMO?
- Quando o autor começa a desenvolver sua própria ideia sobre o tema?
- A partir de que problematização ele discute?
- Como ele faz isso?
- O autor cita outros autores e obras nessa parte? De que forma?
- Ele retorna à obras já citadas? Como? Qual o seu objetivo no texto ao fazer este retorno?
- Que outras questões ainda aparecem?
- De que forma o autor começa a concluir? Como ele finaliza?
- Situe em termos de páginas: introdução, revisão bibliográfica, problemas, desenvolvimento, conclusão.
São 23 pontos árduos, mas que, acredito, podem ser internalizados aos ponto de serem imperceptíveis, de serem feitos de forma quase automática. Mas acho um bom guia de trabalho. Para ler. E, certamente, para escrever dentro da academia.
Muito bom, vou seguir suad orientação para melhorar meus conhecimentos.
Professor, parabéns pelas informações postadas. Estou cursando Filosofia
e confesso que estou angustiado por não ter iniciado as leituras. Gostaria que me ajudase nesse sentido. Pensei em pesquisar sobre o problema da indisciplina na sala de aula ou a respeito da linguagem. Que Filósofo trata do assunto?
Olá, Maria!
Obrigado pelo prestígio.
Mas não posso ajudá-la, não sou da área de Filosofia. Alías, acho que estes temas você encontrará em Pedagogia.
Gostei muito das dicas que você deu, estão sendo muito uteis para mim. Parabéns pelo trabalho e obrigada.
Obrigado pelo prestígio, Eulália!
Prof. poderia me mandar algum link de como posso começar a escrever os parágrafos, dentro da linha de desenvolvimento do TCC, minha orientadora quer uma linguagem mais rebuscada e não utilizando aquelas palavras corriqueiras como: Apesar de, Insta salientar, contudo, portanto. Desde já, obrigada!!!
Olá, Cinthia!
Escreva de forma simples, clara e objetiva, mas não coloquialmente. O TCC é um relatório.
Gostei muito das informações sobre dicas de TCC, vai ser muito importante para iniciar o meu trabalho, obrigado.