Sobre o site

Foto de Meira por Leandro Facchini

Este site é editado pelo jornalista e professor José Antonio Meira da Rocha, doutor em Design pela UFRGS mestre em Mídias pela Unisinos, especialista em Informática na Educação pela Unisinos e professor de Jornalismo Online, Planejamento Gráfico e Mídias digitais na UFSM/Campus Frederico Westphalen, RS, Brasil.

Contato via email, WhatsApp 55 98411-3047

Atividades

Jornalista, radialista, designer de jornais, professor universitário.

Ocupações atuais

Professor de Jornalismo de Dados.

Escolaridade na área profissional

  • Graduado em Jornalismo Gráfico e Audiovisual (UFRGS). Ingresso em 1979, sob o nº 0987/79, e conclusão em 1982.
    Frente e verso do certificado:
  • Especialista em Informática na Educação pela Unisinos, em 1997.
    Frente e verso do certificado:
  • Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, em 2003, com a pesquisa “Espaço e tempo no jornalismo online“.
    Frente e verso do certificado:
  • Doutorando em Design na PGDesign/Ufrgs, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Currículo Lattes

Experiência profissional com vínculo empregatício

2008-atual
Professor de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Maria no campus Frederico Westphalen, RS, (UFSM/FW), trabalhando com a disciplina de Jornalismo de Dados.
2007
Professor de Jornalismo do IPA Metodista, trabalhando com Produção e Projeto Gráfico e Editorial.
2004-2006
Professor de Jornalismo da Univates.
1993-2005
Professor das disciplinas do curso de Comunicação da UNISINOS, trabalhando com Introdução à Telemática, Técnica de Videotexto, Preparação e Revisão de Originais para Impressão, Planejamento Gráfico, Jornalismo Online.
1995
Editor de Arte do Jornal do Comércio. Implantação do conceito de pré-diagramação no processo produtivo do veículo. Treinamento de diagramadores nos programas PageMaker 5.0, Ventura 5.0, Corel DRAW! 5.0, QuarkXPress 3.1.
1990-1993
Editor de Arte Comercial do jornal Zero Hora, da Rede Brasil Sul de Comunicação. Criação padrões gráficos para anúncios, treinamento de diagramadores em editoração eletrônica (programas Windows Ventura Publisher, PageMaker, Corel DRAW!). Supervisão de rede de microcomputadores, padrão Novell.
1987
Editor setorial de Ciência & Tecnologia da agência de notícias por videotexto Brasil Hoje News Service, exercendo também as atividades de editoração eletrônica e programação gráfica em videotexto.
1986
Produtor executivo da TV Pampa de Porto Alegre, exercendo as funções de redator, pauteiro, editor de vídeo-tape, programador gráfico de vídeo e projetista de programação.
1982
Redator da Rádio Atlântida FM de Porto Alegre.

Experiência sem vínculo empregatício

Programação assembly de processadores 6502, Z80 e x86. Programação em linguagens PostScript, Mumps, Forth, Logo, Rebol, Python e JavaScript. Programação em linguagem de banco de dados MySQL. Configuração de servidores Apache e servidores especializados (em linguagem Rebol). Conhecimento avançado de sistemas operacionais MS-DOS, OS/2, Linux, Macintosh, BeOS, Windows. Desenvolvimento de ambientes com Content Management Systems (CMS) Mambo, WebGUI, WordPress. Produção de mídias digitais (áudio e vídeo, 3D, estereografia).

Projetos mais recentes

  • Jornal do Comércio, de Porto Alegre, RS, Brasil (1995, 1999). Projeto gráfico de jornal de papel.
  • O Diário, de Primavera do Leste, MT, Brasil (2002). Projeto gráfico de jornal de papel.
  • Jornal de Limeira, Limeira, SP (2000). Projeto gráfico de jornal de papel.

Endereços para contato

Mail:<joseantonio@meiradarocha.jor.br>, <joseantoniorocha@gmail.com>
<http://www.meiradarocha.jor.br>
ICQ: 658222
Skype: meiradarocha_jor (Voz por IP)
Google Hangout:  joseantoniorocha@gmail.com

Leia a Política de Privacidade do site.

View Comments

  • Olá vc poderia me ajudar com meu wei dream, fui restaurar as configurações originais e agora o celular não reconhece os chips das operadoras. Acho que liquidei com ele com essa minha proesa. Abraço.

    • Olá, Nilton!
      Não se assuste, tem conserto. Leia a FAQ, parte de perda dos IMEI.
      Abraços!

  • Grande mestre,
    acompanho este site há tempos. Recentemente, ao tentar entrar no site, o antivirus barrou automaticamente e classificou como improprio (mallware). Nunca tive problemas, mas creio que há muitos interessados em desacreditar este site de tanta utilidade acadêmica e pública. Essa classificação se dá por votos nos sistemas de antivirus.
    Ao disponibilizar normas da abnt (po exemplo), o senhor se indispõe a interesses lucrativos.
    Continue assim
    Abraços

    • Valeu pelo prestígio e pela dica, Marcelo!
      Qual navegador/programa reportou malware?

  • Parabéns, professor! Seu site tem um conteúdo muito rico e gostei muito da forma como trabalha a distribuição das informações.
    Gostaria de obter dicas das particularidades de um jornal impresso sobre negócios e marketing.
    Também gostaria que me informasse qual é a família de fontes usada pelo jornal Metro (SP).
    Um abraço e aguardo seu retorno.

    • Valeu, André!
      Como eu tenho Dedicação Exclusiva (DE) na UFSM, infelizmente não posso dar consultorias para particulares.
      As fontes do Metro são CorpidCD (texto) e UnislabPro (títulos).
      Abraços!

  • José, conheci o seu blog por meio de um comentário no TellEsfera.

    Pelo que vi rapidamente você se interessa por tecnologia então queria indicar a rede social que estamos construindo como suporte à competição de novos negócios Desafio América Latina.

    O Desafio América Latina é uma competição de start-ups com etapas locais no Brasil e em outros 3 países do continente (a confirmar: Chile, Argentina e México). A intenção é criar um evento que seja referência no lançamento das start-ups mais inovadoras do continente, todos os anos. Além disso oferecemos um "mentoring" para os finalistas. Pense TechCrunch50 + Y Combinator.

    A competição é organizada pelo GVcepe (Centro de Estudos de Venture Capital e Private Equity da FGV-SP) em parceria com os patrocinadores da competição, sendo o principal deles a Intel.

    Abraços

  • Professor,

    cheguei ao saite pela busca do Google. Alguém, no ambiente de trabalho, se deparou com um software que oferecia, como opção de medida, a antiga "paica". Mas pronunciou "pica", o que levou a muita brincadeira quando eu respondi tratar-se de unidade de medida. Lembrei (tenho 53 anos) de já ter tomado contato com o termo, mas não soube precisar quando nem onde.

    Chegando ao Meira da Rocha, tudo ficou claro: trabalhei quase trinta anos confeccionando mapas, desde o planejamento até o acompanhamento da impressão; nos anos 70/80, vivenciei a migração de muitos processos, e certamente vi o termo em catálogos de letras, ou em réguas (brindes de gráficas) com medidas em cm e paicas.

    Quero registrar a satisfação de encontrar um saite tão bonito e eficaz. Parabéns! Páginas como a sua dignificam a Internet.

    • Olá, Cazzolato!
      Suas palavras só me estimulam a continuar com a contribuição à comunidade mundial. Muito obrigado!
      Legal saber que você trabalha com mapas. São minha nova mania, depois do Google Earth.
      Abração!