Todo dia é dia de rádio

Dongle genérico com chips RTL2832U e R820T

Mas o dia 25 de setembro é especial:  se comemora no Brasil a invenção do padre Landell de Moura.

Para celebrar, apresento aqui um radio hacking inacreditável.

Este pequeno dispositivo da foto ao lado é um “dongle” de TV digital padrão europeu que se encontram aos montes pela internet (no Mercado Livre brasileiro custa 70 reais). Mas porque tamanha oferta e procura por um equipamento que só poderia ter serventia na Europa?

É que, em 2012, um programador eslavo estava codificando um módulo (driver) para a TV funcionar no GNU/Linux e começou a mexer nos chips Realtek RTL2832U e R820T deste dongle (pronuncia-se “dongou”) e descobriu que eles captam uma vasta faixa de frequência: de 24 kHz a 1,7 GHz. Ideal para o que se chama Software Defined Radio (SDR).

A notícia se espalhou como uma onda eletromagnética e, em pouco tempo, hackers já tinham desenvolvido aplicativos para usar o “receptor universal”. Estava  criada uma cultura em torno do chamado RTL-SDR. Uma febre como os antigos radioamadores. Na ilustração abaixo, aparece uma tela do SDR# (SDR sharp), um dos softwares desta categoria mais simples de se operar.

SDR#, software de RTL-SDR. Aparecem dois picos na faixa em torno de 102 MHz (FM), as rádios Guaíba e Itapema.

Para se ter uma ideia, na ilustração abaixo marquei em vermelho a faixa de recepção destes chips, em relação a uma parte do espectro de rádio usado no Brasil. Em azul, a faixa captada por outro dongle parecido, mas com o sintonizador E4000. A faixa de TV analógica e FM aparece em verde-oliva.

Parte do espectro eletromagnético brasileiro. Assinalado em vermelho, o alcance do receptor RT2832U+R820T.

Veja com mais detalhes no interessante documento original em PDF com todo o espectro brasileiro: Anatel – divisão do ar 325261.

E o que se pode fazer com o dongle RTL2832U+R820T? Bom, além de recepção de rádio AM e FM, áudio de TV, faixa cidadão, bombeiros, polícia, walkie-talkie etc, tem um hobby útil e divertido: sintonizar a frequência 1.090 MHz e decodificar transponders de jatos comerciais modernos. As aeronaves transmitem dezenas de informações úteis, como nome, prefixo, posição, velocidade, altura, azimute. Através de dois pequenos servidores IP — o ASDB# e o Virtual Radar — pode-se ter acesso a estas informações com um navegador Web.

O alcance da recepção foi de 60 km.

No exemplo acima, captei um voo da Argentina para a Espanha. Com a pequena antena dentro do apartamento no Centro de Porto Alegre, só perdi contato com a aeronave quando ela sobrevoava Taquara, a 60 km a Nordeste.

Com boas antenas, cujo alcance pode chegar a 250 km, hobistas captam estas informações e as transmitem ao site Flightradar24, que apresenta então um mapa em tempo real de centenas de voos pelo mundo.

Flightradar24 mostrando a trajetória de um voo da Gol Rio de Janeiro–Porto Alegre, junto com informações do voo e da aeronave, inclusive a foto. Este voo não foi captado pelo meu dongle.

E a cereja do bolo: o Flightradar24 pode mostrar também a visão simulada “de dentro da cabine” da aeronave, usando o plugin do Google Earth no navegador Web. [Nota do editor: infelizmente, o Google deixou de desenvolver este plugin e ele não funciona mais].

Cockpit gerado pelo Flightradar24 usando o plugin do Google Earth. Infelizmente, o Google acabou com este plugin.

Os limites do dispositivo são impostos principalmente pelas antenas (e pelo software que decodifica os sinais, claro). A anteninha que vem com o aparelho serve para se captar Rádio FM, TV analógica e transponders. Para outras faixas de rádio, deve-se conectar antenas apropriadas para AM, ondas curtas etc.

Pena que ele só capta, não transmite. Mas já dá para se divertir bastante.

Saiba mais

José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.

View Comments

  • Achei super legal. Serve para aparelhos de som ou só computador? Pois aqui as rádios não pegam, só consigo ouvir com muita dificuldade porque tenho um aparelho Technics e coloquei aquela anteninha interna amarrada num bambú fininho kkkk...jeitinho brasileiro.....bjs.

    • Oi, Angélica!
      É USB, precisa de PC ou tablet. É um rádio, mesmo. Precisa de boas antenas pra sintonizar bem. Por exemplo, não capta rádios AM sem antena externa.

Share
Published by
José Antonio Meira da Rocha

Recent Posts

Sempre faça um fotão

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…

1 year ago

A corrupção dos tolos

João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…

4 years ago

Naomi who? Naomi Wu!

A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…

5 years ago

Raspagem de dados

A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…

5 years ago

Que estratégia político-terapêutica pára um governo deliroide?

Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…

6 years ago

Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada

Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…

6 years ago