O PageMaker foi descontinuado pela Adobe. Mas, embora esteja superado, ainda é um bom programa e é usado por muita gente em jornais e escolas de Jornalismo. Por isto, desenlvolvi scripts na linguagem de programação PageMaker Script Language para ajudar professores e diagramadores.
Um dos motivos do PageMaker estar superado é a necessidade de se ter que abrir à mão coluna por coluna de texto, em matérias jornalísticas. Modernamente, no Scribus, InDesign ou QuarkXpress, a gente abre um quadro para títulos e um quadro para texto, e determina em quantas colunas o texto dentro do quadro vai se dividir. O texto divide-se automaticamente. No finado Corel Ventura, basta abrir um único quadro para título e texto. Mas, no PageMaker, a gente tem que abrir vários quadros de texto e ligá-los uns aos outros.
Para facilitar a tarefa, escrevi o script “Monta matéria”. Coloquei-o na pasta “C:/Arquivos de programas/Adobe/PageMaker 7.0/RSRC/BRASIL/PLUGINS/Roteiros/Diagramação/” (eu mesmo criei a pasta Diagramação). Assim, ele aparece na palheta de “Roteiros” do PageMaker (ligada com ALT+J, R, R):
Para usá-lo, desenho um quadro de texto no espaço da matéria. O texto do quadro pode ser colocado neste momento. Observação: não use mais texto “solto” no PageMaker (texto colocados diretamente na página). É uma abordagem totalmente obsoleta e traz muitos problemas. Use sempre quadros de texto.
Com o quadro de texto selecionado, clico duas vezes no roteiro para abrir o diálogo de montar matéria:
Nesta janela, escolho o corpo do título e do subtítulo e quantas linhas estes elementos vão ocupar. Estas informações serão usadas para a criação de um quadro para título com a altura necessária para caber o título/subtítulo mais uma valeta horizontal separando-os das colunas de texto. Se o título tiver entrelinha de mais de 100% (o default do PageMaker é 120%, o que é ruim para títulos), a variável feathering no script deve ser definida apropriadamente (1.2 para 120%) para compensar a entrelinha extra.
Neste diálogo, também defino quantas colunas de texto terá esta matéria. Em jornais, mesmo tendo-se um padrão básico de colunagem nas páginas, é de bom tom variar o número de colunas das matérias para evitar-se a monotonia.
Finalmente, o chekbox “Guias“, se marcado, criará linhas-guia em torno da matérias e nas colunas, para facilitar o alinhamento de fotos e outras matérias. A valeta entre-colunas é calculada a partir das colunas da página. Se não houver colunas, ela assume o valor default definido na variável hGutter do script.
As guias são travadas pelo script. Para destravá-las, use as teclas padrão do PageMaker ALT+CTRL+Ç. Destravadas, elas podem ser apagadas com ALT+V, L.
O resultado do script aparece na ilustração. Os quadros de texto são criados e agrupados automaticamente. Para escrever texto no grupo — se não coloquei texto antes –, clico com a seta num deles enquanto seguro o CTRL, e aí, com a ferramenta de texto, clico no quadro selecionado. Para editar o texto, CTRL-clico e uso a teclagem padrão CTRL+E.
Baixe aqui o zip com o script (pagemaker-build-newspaper-story.zip) e coloque-o nas pastas de script do PageMaker, geralmente c:\Arquivos de programas\Adobe\PageMaker 7.0\RSRC\BRASIL\PLUGINS\Roteiros\ .
Baixe também uma coleção de scripts PageMaker do Dr. Vladimir Samarskiy, que coloco aqui caso o site do engenheiro da Adobe saia de linha:PM scripts.
Não mudo o tamanho do grupo de quadros, senão as valetas entre-colunas e/ou altura do quadro de título mudarão também proporcionalmente. Se necessário mudar o tamanho da matéria, desagrupo os quadros, apago-os todos menos o do título, redimensiono-o e aplico novamente o script. Eu avisei que o PageMaker está superado…
A melhor dica de PageMaker é esta: mude logo para Scribus!
[Atualização: fiz um script bem melhorado.]
Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…
João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…
A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…
A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…
Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…
Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…
View Comments
ola gostaria de saber valores que posso cobrar dos anunciantes pois estou meio perdido ...obrigado pode ser apenas uma base
Olá, sol!
Resumidamente, calcule seus custos+lucro e divida pelo mínimo espaço publicitário disponível. Em geral, o espaço publicitário ocupa até 45% do espaço total do veículo. O espaço publicitário mínimo é o que você precisa vender para empatar o investimento. Digamos, 15% do espaço total de publicidade.
Por exemplo, você deverá vender rodapés em todas as páginas para empatar. Se seu jornal é de 5 colunas, cada rodapé deverá ter 5 módulos de anúncios. Se forem 16 páginas, o total de módulos será de 80. Divida os custos+lucro por 80 e você terá o custo de um módulo de anúncio.
Dâ descontos proporcionais à quantidade de anúncios que o cliente comprar. Quanto mais módulos o anunciante comprar, mais desconto você poderá dar. Uma página inteira poderá ter desconto de até 50%, por exemplo.
José Antônio Rocha,estou tentando montar um jornal, juntamente com os alunos, no colégio onde leciono,preciso de modelo que seja simples.
Márcia Martins- Goiânia
Olá, Márcia!
Nesta página tem scripts bem melhorados que vão ajudá-los a fazer um jornalzinho: http://meiradarocha.jor.br/news/2011/11/02/montador-de-materia-jornalistica-para-pagemaker/
Há um script para fazer os estilos de parágrafos principais de jornal e outros que auxiliam a formatação.
Sucesso em seu empreendimento!