Elementos da linguagem visual do Jornalismo

Os elementos da linguagem visual do Jornalismo são as “palavras” visuais que formam o dicionário do designer de jornal. Foram desenvolvidos ao longo da história da arte e compilados principalmente pela escola Bauhaus, na primeira metade do século 20, na Alemanha. Estas palavras gráficas são combinadas segundo uma gramática visual, os Princípios da Linguagem Visual, para formar “frases ou sentenças visuais”.

Os elementos da linguagem visual são estes:

A linha

Marca que une dois pontos.

O contorno

Áreas. Formas em um espaço bidimensional.

Espaço

Área com largura, altura e sensação de profundidade. Na folha plana, o espaço tridimensional é expresso com claros-escuros.

Nesta capa, temos a combinação de contornos de letras (espaço bidimensional) e forma de cabeça (forma aparentemente tridimensional).

Textura

Todo texto impresso forma uma textura, principalmente as colunas de texto pequeno. As fotos também podem formar texturas, como o campo de flores nesta capa.

Cor

Exemplos de uso de cor: aplicação caótica, uso harmônico, repetição salientando a cor.

Valor

Valor refere-se ao uso de claro e escuro, sombra e destaque, em uma obra de arte. Fotografia preto e branco depende inteiramente de valor para definir seu assunto. O valor está diretamente relacionado com o contraste. Valor é a escuridão e claridade de um objeto, dependendo de como a luz é mostrada. (Wikipedia)

 

Bibliografia

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.