Folha de estilos é um dos recursos mais úteis e menos conhecido dos programas de escritório e de editoração. Basta ver que você não sabe o que é folha de estilos. E não sabe o que está perdendo.
Folha de estilos é o conjunto de formatos pré-programados em um software de editoração. No início da editoração eletrônica, você tinha que marcar texto por texto e aplicar a formatação a cada vez: mudar família tipográfica, mudar tamanho da letra (corpo), mudar estilo (negrito, itálico), mudar o alinhamento (justificado, alinhado à esquerda). Com a folha de estilos, você clica no texto e clica no estilo. Pronto, o texto se formata conforme as especificações do estilo.
A folha de estilos foi uma invenção do Ventura (um dos melhores programas de editoração já feitos, concorrente do PageMaker). Depois, foi incorporado no MS Word e todos os editores de texto e programas de editoração.
Basicamente, a folha de estilos aparece ao usuário como uma lista de nomes como “Título” “Subtítulo”, “Primeiro parágrafo”, “Lista” etc. Ao se clicar num texto e se clicar num nome da lista, o texto se formata conforme as características do estilo.
No velho e obsoleto PageMaker, você podia aplicar estilos apenas a parágrafos. Nos programas modernos, como Corel Ventura, Adobe InDesign, Quark Xpress e Scribus, você pode aplicar estilos a caracteres, a parágrafos e a objetos gráficos.
Entre as vantagens da folha de estilos estão:
- Rapidez na diagramação. É MUITO mais rápido clicar em um estilo do que mexer em dezenas de especificações em lugares diferentes do programa de editoração.
- Padronização de formatos conforme o projeto gráfico. O projeto gráfico será respeitado porque já está todo programado na folha de estilos.
- Possibilidade de reaproveitamento de um projeto gráfico em outra publicação, mudando apenas alguns detalhes como família tipográfica.
- Maior rapidez na criação de projetos gráficos, porque quando você muda um estilo, todo o texto que está marcado com aquele estilo será modificado. Fica mais fácil fazer estudos gráficos.
Procure aprender mais sobre como criar estilos em seu programa de editoração preferido lendo no “help” (tecla F1). Você economizará muito tempo de formatação.
E da próxima vez que alguém disser que o MS Word é melhor que o BrOffice, pergunte o que a pessoa acha do mecanismo de folha de estilos do MS Word. Ela nem vai saber o que é isto, quanto mais saber que o MS Word tem o pior e mais complicado sistema de formatação de estilos do mundo. Pior a cada nova edição deste software fechado.
Olá!
Primeiramente, acabei de conhecer seu site e com certeza vou colocá-lo no meu Google Reader! É simplesmente o melhor lugar para um estudante de jornalismo apaixonado pela diagramação.
Em segundo lugar, e referente ao post, realmente o recurso de folha de estilos do BrOffice é excelente. Mas e no scribus? Há algum meio mais simples de aplicar os estilos do que selecioná-los a partir da paleta “texto”?
Obrigado pelo prestígio, Rogério! 🙂
Se cria estilos de parágrafo no Scribus pelo menu “Estilo > Estilo de parágrafo”. Mas não existe um recurso como o “pincel de estilos” do OpenOffice, que dá grande produtividade.
Abraços!
Como Vai, muito bons seua artigos, me ajundam muito, poderia me ajudar, estou diagramando um lista telefonica, e tenho que dimuinir o tamanho da fonte, ( os nomes dos assimantes e o numero do telefone, tamanho 7 pts) no aquivo inteiro (69 paginas), porém há as cabeçca dos nomes das ruas que a fonte é maior ( 12 pontos em negrito ),gostaria de saber se há um modo de diminuir só a fonte dos nomes dos assinantes, sem mexer nas cabeças da nomes das ruas de forma automatica.
Desde já obrigado
Daniel Dias
Olá, Daniel! Se você trabalhou com folhas de estilo, é só mudar o tamanho da fonte no estilo. Questão de segundos.
Se não trabalhou com folha de estilos, crie-os e aplique através de recursos de “procurar por texto e trocar por estilo”.
Olá, Sandemberg!
Não conheço o mercado no centro do país. Sei que na Federal do Rio há curso de design gráfico na graduação. Talvez eles tenham alguma informação.
Abraços!
Olá, Prof. Meira da Rocha
Sou formando em jornalismo e já venho trabalhando a alguns tempos, na área de design em jornalismo. Atualmente estou à frente da diagramação de um periódico, semanário, no interior de Pernambuco. Já venho acompanhando algumas dicas suas para melhoria da diagramação e o andamento de fechamento de um jornal.
Então, gostaria que você me indicasse um curso de design, específico para jornal impresso e revista com aulas de pouca duração e que fossem ministradas no Rio de Janeiro ou São Paulo.
Atenciosamente,
Sandemberg Pontes.