O que é e como usar folha de estilos

Folha de estilos é um dos recursos mais úteis e menos conhecido dos programas de escritório e de editoração. Basta ver que você não sabe o que é folha de estilos. E não sabe o que está perdendo.

Folha de estilos é o conjunto de formatos pré-programados em um software de editoração. No início da editoração eletrônica, você tinha que marcar texto por texto e aplicar a formatação a cada vez: mudar família tipográfica, mudar tamanho da letra (corpo), mudar estilo (negrito, itálico), mudar o alinhamento (justificado, alinhado à esquerda). Com a folha de estilos, você clica no texto e clica no estilo. Pronto, o texto se formata conforme as especificações do estilo.

A folha de estilos foi uma invenção do Ventura (um dos melhores programas de editoração já feitos, concorrente do PageMaker). Depois, foi incorporado no MS Word e todos os editores de texto e programas de editoração.

Basicamente, a folha de estilos aparece ao usuário como uma lista de nomes como “Título” “Subtítulo”, “Primeiro parágrafo”, “Lista” etc. Ao se clicar num texto e se clicar num nome da lista, o texto se formata conforme as características do estilo.

No velho e obsoleto PageMaker, você podia aplicar estilos apenas a parágrafos. Nos programas modernos, como Corel Ventura, Adobe InDesign, Quark Xpress e Scribus, você pode aplicar estilos a caracteres, a parágrafos e a objetos gráficos.

Entre as vantagens da folha de estilos estão:

  1. Rapidez na diagramação. É MUITO mais rápido clicar em um estilo do que mexer em dezenas de especificações em lugares diferentes do programa de editoração.
  2. Padronização de formatos conforme o projeto gráfico. O projeto gráfico será respeitado porque já está todo programado na folha de estilos.
  3. Possibilidade de reaproveitamento de um projeto gráfico em outra publicação, mudando apenas alguns detalhes como família tipográfica.
  4. Maior rapidez na criação de projetos gráficos, porque quando você muda um estilo, todo o texto que está marcado com aquele estilo será modificado. Fica mais fácil fazer estudos gráficos.

Procure aprender mais sobre como criar estilos em seu programa de editoração preferido lendo no “help” (tecla F1). Você economizará muito tempo de formatação.

E da próxima vez que alguém disser que o MS Word é melhor que o BrOffice, pergunte o que a pessoa acha do mecanismo de folha de estilos do MS Word. Ela nem vai saber o que é isto, quanto mais saber que o MS Word tem o pior e mais complicado sistema de formatação de estilos do mundo. Pior a cada nova edição deste software fechado.

Leia também

Sobre José Antonio Rocha

Jornalista, professor de Planejamento Gráfico e Mídias Digitais da Universidade Federal de Santa Maria, campus da cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil.