Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das vezes em que receberam a pauta “Fotografe soja” ou “fotografe milho” ou outro motivo agro genérico sem a menor graça.
Convenhamos: que pauta chatinha. Uma colheitadeira funcionando, para ilustrar uma matéria rural sobre soja. Aí, o que você faz?
Vá lá e faça um fotão! Como esta da agência Trilux, de Brasília.
A foto é cheia de movimento, mostrando um ângulo inusual, improvável. A lente grande angular usada dá uma dimensão dramática à composição. As nuvens, degradês de um tenebroso cinza a um esperançoso branco, emolduram o personagem principal da foto: o elevador vermelho que cospe um redemoinho de grãos em cima do ponto de vista. As nuvens fofas contrastam com a textura da soja. As cores são saturadas, complementares e contrastantes, têm função básica na composição visual. O céu azul é metralhado por bolinhas amarelas, as cores dominantes na composição. Linhas indefinidas da soja e das nuvens contrastam com linhas retas de uma sombra, de uma trave metálica e do elevador vermelho.
Uma aula de “fotografia meramente ilustrativa”.
A foto é de Wenderson Araujo/Trilux, publicada pela Agência Brasil. Provavelmente ele deve ter feito dezenas e dezenas de fotos para escolher as melhores.
Fonte: Histórias Mal Contadas, do Repórter Carlos Wagner
Moral da história: Não importa o tamanho da pauta, sempre faça um fotão.
Leave a Reply