Categories: GeralPolítica

A corrupção dos tolos

João Batista Mezzomo
Auditor fiscal

O que está por trás de tudo o que está acontecendo no Brasil é que o brasileiro está convencido de que o problema fundamental do país e de seu baixo nível de vida geral é que a corrupção consome a maior parte dos recursos públicos, E ISSO É UMA GRANDE MENTIRA. Já tive oportunidade de demonstrar aqui* que a arrecadação total de impostos do País situa-se em torno de 800 reais por mês por brasileiro, contra mais de três vezes e meia esse valor nos países ricos. Em torno de 70% de tudo o que arrecadamos são gastos em aposentadorias, educação, saúde e segurança e o restante é gasto em outras despesas necessárias. Mas o brasileiro acha que tudo ou quase tudo é “roubado”. Assim, o pessoal vê que o Lula não teve um julgamento justo, mas pensa, “pois é, mas tinha muita corrupção”. OCORRE QUE NÃO TINHA, ISSO É MENTIRA!

Se tomarmos comparativamente com outros países o mesmo tipo de tráfico de influência do mensalão e petrolão, veremos que nos EUA, Alemanha e China, só pra citar três exemplos de países com economias mais pujantes, esse tipo de coisa ocorre em grau muitíssimo maior. Será que lá eles param empresas e tiram presidentes por isso? Claro que não!

A mentira que o brasileiro está convencido que é verdade foi contada pela mídia; mas atenção, ela foi contada A PEDIDO do brasileiro, que fundamenta seu modo individualista de ser na necessária existência de corrupção pública desenfreada. E parte significativa da esquerda, que deveria confrontar isso, é vítima do mesmo mal. Fica num “Fora Bolsonaro” e dizendo que “eles” tem de sair pois são mais corruptos do que “nós”.

Ou seja, de uma forma ou de outra, alimentando a mesma ilusão, de que poderíamos ser a Noruega se não houvesse corrupção. Uma ilusão que, por seu turno, alimenta a antipolítica e o golpismo, que impedem que o País se desenvolva!


  • * Do FB do autor. O título original é “CHOVENDO NO MOLHADO”. /Foram feitas pequenas edições formais para adaptar ao meio.
José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.

Share
Published by
José Antonio Meira da Rocha

Recent Posts

Sempre faça um fotão

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…

1 year ago

Naomi who? Naomi Wu!

A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…

5 years ago

Raspagem de dados

A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…

5 years ago

Que estratégia político-terapêutica pára um governo deliroide?

Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…

6 years ago

Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada

Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…

6 years ago

Lista de sites com imagens de uso livre

Para evitar problemas legais, não devemos usar imagens da internet sem licença. Felizmente, alguns sites…

6 years ago