A corrupção dos tolos

João Batista Mezzomo
Auditor fiscal

O que está por trás de tudo o que está acontecendo no Brasil é que o brasileiro está convencido de que o problema fundamental do país e de seu baixo nível de vida geral é que a corrupção consome a maior parte dos recursos públicos, E ISSO É UMA GRANDE MENTIRA. Já tive oportunidade de demonstrar aqui* que a arrecadação total de impostos do País situa-se em torno de 800 reais por mês por brasileiro, contra mais de três vezes e meia esse valor nos países ricos. Em torno de 70% de tudo o que arrecadamos são gastos em aposentadorias, educação, saúde e segurança e o restante é gasto em outras despesas necessárias. Mas o brasileiro acha que tudo ou quase tudo é “roubado”. Assim, o pessoal vê que o Lula não teve um julgamento justo, mas pensa, “pois é, mas tinha muita corrupção”. OCORRE QUE NÃO TINHA, ISSO É MENTIRA!

Se tomarmos comparativamente com outros países o mesmo tipo de tráfico de influência do mensalão e petrolão, veremos que nos EUA, Alemanha e China, só pra citar três exemplos de países com economias mais pujantes, esse tipo de coisa ocorre em grau muitíssimo maior. Será que lá eles param empresas e tiram presidentes por isso? Claro que não!

A mentira que o brasileiro está convencido que é verdade foi contada pela mídia; mas atenção, ela foi contada A PEDIDO do brasileiro, que fundamenta seu modo individualista de ser na necessária existência de corrupção pública desenfreada. E parte significativa da esquerda, que deveria confrontar isso, é vítima do mesmo mal. Fica num “Fora Bolsonaro” e dizendo que “eles” tem de sair pois são mais corruptos do que “nós”.

Ou seja, de uma forma ou de outra, alimentando a mesma ilusão, de que poderíamos ser a Noruega se não houvesse corrupção. Uma ilusão que, por seu turno, alimenta a antipolítica e o golpismo, que impedem que o País se desenvolva!


  • * Do FB do autor. O título original é “CHOVENDO NO MOLHADO”. /Foram feitas pequenas edições formais para adaptar ao meio.

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.