Naomi who? Naomi Wu!

A.k.a. “SexyCyborg”. A mulher do século 21.

Naomi Wu em uma danceteria com os seios iluminados por dentro.
Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na danceteria CyberCity, de Shenzheng.

Chinesa de Shenzhen, a capital mundial do hardware. Fanática por tecnologia digital. Ela mesma desenha, ela encomenda placas de circuito impresso, ela solda micro componentes eletrônicos com um microscópio e ela mesma programa o firmware de seus gadgets. Já foi capa da revista “Make” e advoga pelo Free and Open Source software (Programas de Código Livre e Aberto). Usa Linux direto. Sabe tudo de impressoras 3D, de celulares, de robótica, de drones e das mais novas traquitanas digitais chinesas. Convenceu o maior fabricante de impressoras 3D da China a lançar um modelo “open hardware” que faz o maior sucesso mundial. Ela mesma é uma ciborgue: se orgulha de seus gêmeos, cada um com 1240 ml de solução salina, intencionalmente exagerados como em um gibi oriental. E que ela costuma iluminar por dentro, no escuro de danceterias como a CyberCity de Shenzhen (foto).

Quando não está vestindo um shortinho reduzidíssimo (mesmo para os padrões brasileiros), Naomi está de macacão de trabalho e lenço na cabeça mexendo em sua mesa de corte a laser— super empoderada — ou passeando com a namorada vestindo algo estilo sexy cozplay. Para a alegria de um milhão de nerds inscritos/inscritas no seu canal em inglês no YouTube. Entre eles, eu, mas só porque ela sabe soldar e é a favor do software livre.

Confira o Canal de Naomi Wu no YouTube.

Tags:

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.