Como baixar a “caixa” de nomes próprios

Procura e troca de preposições para baixar a caixa, com expressão regular.

É comum eu precisar baixar a caixa (mudar de letras maiúsculas para minúsculas) de lista de nomes próprios, geralmente listagens de bancos de dados. Isto pode ser feito pelos comandos de planilha ou editor de texto, menu “Formatar > Texto > Palavras Iniciando Com Maiúsculas”. Mas isto deixa palavras curtas com inicial maiúscula, como as preposições De, Do, Da, Das, Dos, Del (como em São João Del Rei). Para baixar a caixa destas palavras, uso o LibreOffice Write ou Calc e faço uma procura e troca pela expressão regular:

 \sD([a|o|e])(s|l)?\s

Os caracteres “\s” representam “espaço” (incluindo, além do espaço, também nova linha e tab). Também pode ser colocado apenas ” ” (carácter espaço real).

A expressão significa: [procure por espaço seguido por “D” seguido ou por “a” ou “o” ou “e” (Guarde o que encontrou para usar na troca como $1) seguido por nenhum ou um “s” ou “l” (guarde como $2 para usar na troca) seguido por um espaço]. Tudo o que for encontrado será substituído por:

\sd$1$2\s

Com isto, o software de busca e troca coloca no texto o “d” minúsculo, juntamente com o que foi encontrado (e, o, os, a, as; s, l), representado pela expressão $1, que retorna o primeiro trecho entre parênteses no primeiro campo; $2 retorna o segundo trecho entre parênteses. Dessa forma, a procura achará “Da, Das, de, do , dos, del”.

Depois desta primeira procura e troca, chega a vez do ” E ” (E ladeado por dois espaços) ser trocado pelo ” e ” minúsculos.

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.