Mas o dia 25 de setembro é especial: se comemora no Brasil a invenção do padre Landell de Moura.
Para celebrar, apresento aqui um radio hacking inacreditável.
Este pequeno dispositivo da foto ao lado é um “dongle” de TV digital padrão europeu que se encontram aos montes pela internet (no Mercado Livre brasileiro custa 70 reais). Mas porque tamanha oferta e procura por um equipamento que só poderia ter serventia na Europa?
É que, em 2012, um programador eslavo estava codificando um módulo (driver) para a TV funcionar no GNU/Linux e começou a mexer nos chips Realtek RTL2832U e R820T deste dongle (pronuncia-se “dongou”) e descobriu que eles captam uma vasta faixa de frequência: de 24 kHz a 1,7 GHz. Ideal para o que se chama Software Defined Radio (SDR).
A notícia se espalhou como uma onda eletromagnética e, em pouco tempo, hackers já tinham desenvolvido aplicativos para usar o “receptor universal”. Estava criada uma cultura em torno do chamado RTL-SDR. Uma febre como os antigos radioamadores. Na ilustração abaixo, aparece uma tela do SDR# (SDR sharp), um dos softwares desta categoria mais simples de se operar.
Para se ter uma ideia, na ilustração abaixo marquei em vermelho a faixa de recepção destes chips, em relação a uma parte do espectro de rádio usado no Brasil. Em azul, a faixa captada por outro dongle parecido, mas com o sintonizador E4000. A faixa de TV analógica e FM aparece em verde-oliva.
Veja com mais detalhes no interessante documento original em PDF com todo o espectro brasileiro: Anatel – divisão do ar 325261.
E o que se pode fazer com o dongle RTL2832U+R820T? Bom, além de recepção de rádio AM e FM, áudio de TV, faixa cidadão, bombeiros, polícia, walkie-talkie etc, tem um hobby útil e divertido: sintonizar a frequência 1.090 MHz e decodificar transponders de jatos comerciais modernos. As aeronaves transmitem dezenas de informações úteis, como nome, prefixo, posição, velocidade, altura, azimute. Através de dois pequenos servidores IP — o ASDB# e o Virtual Radar — pode-se ter acesso a estas informações com um navegador Web.
No exemplo acima, captei um voo da Argentina para a Espanha. Com a pequena antena dentro do apartamento no Centro de Porto Alegre, só perdi contato com a aeronave quando ela sobrevoava Taquara, a 60 km a Nordeste.
Com boas antenas, cujo alcance pode chegar a 250 km, hobistas captam estas informações e as transmitem ao site Flightradar24, que apresenta então um mapa em tempo real de centenas de voos pelo mundo.
E a cereja do bolo: o Flightradar24 pode mostrar também a visão simulada “de dentro da cabine” da aeronave, usando o plugin do Google Earth no navegador Web. [Nota do editor: infelizmente, o Google deixou de desenvolver este plugin e ele não funciona mais].
Os limites do dispositivo são impostos principalmente pelas antenas (e pelo software que decodifica os sinais, claro). A anteninha que vem com o aparelho serve para se captar Rádio FM, TV analógica e transponders. Para outras faixas de rádio, deve-se conectar antenas apropriadas para AM, ondas curtas etc.
Pena que ele só capta, não transmite. Mas já dá para se divertir bastante.
Saiba mais
- RTLSDR Wiki. <http://rtlsdr.org/start>.
- Vídeo explicativo sobre o ADS-B. <https://www.youtube.com/watch?v=Kd6Z9_P8ibU>.
- Tutorial sobre ADS-B. <http://www.rtl-sdr.com/adsb-aircraft-radar-with-rtl-sdr/>.
Achei super legal. Serve para aparelhos de som ou só computador? Pois aqui as rádios não pegam, só consigo ouvir com muita dificuldade porque tenho um aparelho Technics e coloquei aquela anteninha interna amarrada num bambú fininho kkkk…jeitinho brasileiro…..bjs.
Oi, Angélica!
É USB, precisa de PC ou tablet. É um rádio, mesmo. Precisa de boas antenas pra sintonizar bem. Por exemplo, não capta rádios AM sem antena externa.