Planejamento Gráfico Editorial passo a passo

Prof. Eugênio Furtado

Quarta-feira, 30 de maio de 2012

Conforme solicitado em sala de aula, posto aqui um passo a passo simplificado sobre como fazer um planejamento gráfico de um produto editorial qualquer.
Este material não tem a pretensão de ser uma “receita” de como fazer um Projeto Gráfico Editorial, mas pode dar algumas dicas para organizar as ideias.

  1. Aquisição de Repertório -> busca de informações e referências visuais que possam auxiliar/inspirar a criar o projeto gráfico
  2. Verificação de Recomendações-> O que é preciso que o projeto contemple? O que não pode faltar? Quais são as diretrizes visuais sugeridas pelo cliente?
  3. Verificação de Restrições -> Definição de todos os recursos disponíveis para a confecção do projeto e sua efetiva publicação, os quais limitaram o projeto. Identificação das proibições recomendadas pelo cliente
  4. Definição do Formato ->Tamanho do papel, margens, colunagens, defesas etc)
  5. Montagem dos bonecos dos diversos modelos de páginas possíveis da publicação a ser criada (Esse boneco auxiliará na visualização dos espaços de grafismo e contragrafismos existente na publicação bem como facilitará a hierarquização visual das matérias)
  6. Definição de TODOS os estilos de texto a serem utilizados na publicação (Pode-se criar uma tabela de estilos para facilitar o controle… o Milton Ribeiro usa uma dessas no seu replanejamento do Correio Brasiliense – Planejamento Visual Gráfico – material disponível com Rogério Blc B)
  7. Definição de como serão tratadas as imagens -> Definição de como será o padrão de apresentação das imagens, como virão os elementos auxiliares da imagem: legenda, créditos, filetes, margens, contornos. Que tipo e em que ocasião se pode interferir na imagem (recortes, modificações etc)
  8. Definição dos grafismos (elementos de estilo gráfico) que comporão a página -> Linhas, faixas, divisórias, contornos etc
A partir daqui já se pode montar o Projeto Gráfico, que deve ser considerado como um manual de instruções para diagramação do produto planejado.
  1. Capa (do projeto) (diferente da capa da publicação)
  2. Diretrizes do produto
  3. Formato (com esquema e cotas)
  4. Capa/1a. página -> Especificação dos elementos que comporão a capa, com exemplos. (pode ser criada uma capa ilustrativa)
  5. Páginas do Miolo -> Especificação dos elementos que comporão cada modelo de página do miolo. Especifique-se inclusive os textos e larguras utilizados.  Com exemplos.
  6. Anexo -> Pode-se colocar como anexo um exemplar diagramado da publicação para que o diagramador tenha uma visão completa do produto criado.
Bem, eu acho que já dá para fazer um bocado de coisa.
O projeto gráfico da Revista São Paulo em Cena, de Rafael P. Pinheiro, dá um bom exemplo de um projeto gráfico. Eu, entretanto, sugeriria um projeto mais didático, amarrando todas as decisões competitivas para que outros diagramadores não “inventem” sobre o projeto criado pelo designer.

Fonte: Material disponível no excelente site do professor Eugênio Furtado: http://eugeniofurtado.blogspot.com.br/2012/05/passo-passo-planejamento-grafico.html

José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.

View Comments

  • Oi, José!
    Conteúdo bem bacana para quem tem interesse em aprender mais sobre o planejamento gráfico.
    Abraço

    • Olá tuccimei!
      O material do prof. Furtado é só o que está neste artigo. Peguei do site dele. Os links estão no final do artigo.

  • Primeiramente gostaria de parabenizar o Eugênio Furtado pela iniciativa.

    Prof. José Antônio,
    Trabalho com Planejamento Gráfico num curso de jornalismo de Mato Grosso e gostaria de receber materiais e dicas de leitura da área.

    • Olá, lawremberg!
      Tem muito material sobre planejamento gráfico no meu Dropbox.

  • Prof. Meira da Rocha!
    Foi uma honra sua visita!
    Visitando o seu site, um par de anos atrás, que eu resolvi criar este espaço. Minha ideia era, um dia, deixá-lo parecido com o seu...
    Receber então, sua aprovação é motivo mais que suficiente para me deixar bastante orgulhoso. Muito Obrigado.

Recent Posts

Sempre faça um fotão

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…

1 year ago

A corrupção dos tolos

João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…

4 years ago

Naomi who? Naomi Wu!

A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…

5 years ago

Raspagem de dados

A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…

5 years ago

Que estratégia político-terapêutica pára um governo deliroide?

Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…

6 years ago

Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada

Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…

6 years ago