Quarta-feira, 30 de maio de 2012
Conforme solicitado em sala de aula, posto aqui um passo a passo simplificado sobre como fazer um planejamento gráfico de um produto editorial qualquer.
Este material não tem a pretensão de ser uma “receita” de como fazer um Projeto Gráfico Editorial, mas pode dar algumas dicas para organizar as ideias.
- Aquisição de Repertório -> busca de informações e referências visuais que possam auxiliar/inspirar a criar o projeto gráfico
- Verificação de Recomendações-> O que é preciso que o projeto contemple? O que não pode faltar? Quais são as diretrizes visuais sugeridas pelo cliente?
- Verificação de Restrições -> Definição de todos os recursos disponíveis para a confecção do projeto e sua efetiva publicação, os quais limitaram o projeto. Identificação das proibições recomendadas pelo cliente
- Definição do Formato ->Tamanho do papel, margens, colunagens, defesas etc)
- Montagem dos bonecos dos diversos modelos de páginas possíveis da publicação a ser criada (Esse boneco auxiliará na visualização dos espaços de grafismo e contragrafismos existente na publicação bem como facilitará a hierarquização visual das matérias)
- Definição de TODOS os estilos de texto a serem utilizados na publicação (Pode-se criar uma tabela de estilos para facilitar o controle… o Milton Ribeiro usa uma dessas no seu replanejamento do Correio Brasiliense – Planejamento Visual Gráfico – material disponível com Rogério Blc B)
- Definição de como serão tratadas as imagens -> Definição de como será o padrão de apresentação das imagens, como virão os elementos auxiliares da imagem: legenda, créditos, filetes, margens, contornos. Que tipo e em que ocasião se pode interferir na imagem (recortes, modificações etc)
- Definição dos grafismos (elementos de estilo gráfico) que comporão a página -> Linhas, faixas, divisórias, contornos etc
A partir daqui já se pode montar o Projeto Gráfico, que deve ser considerado como um manual de instruções para diagramação do produto planejado.
- Capa (do projeto) (diferente da capa da publicação)
- Diretrizes do produto
- Formato (com esquema e cotas)
- Capa/1a. página -> Especificação dos elementos que comporão a capa, com exemplos. (pode ser criada uma capa ilustrativa)
- Páginas do Miolo -> Especificação dos elementos que comporão cada modelo de página do miolo. Especifique-se inclusive os textos e larguras utilizados. Com exemplos.
- Anexo -> Pode-se colocar como anexo um exemplar diagramado da publicação para que o diagramador tenha uma visão completa do produto criado.
Bem, eu acho que já dá para fazer um bocado de coisa.
O projeto gráfico da Revista São Paulo em Cena, de Rafael P. Pinheiro, dá um bom exemplo de um projeto gráfico. Eu, entretanto, sugeriria um projeto mais didático, amarrando todas as decisões competitivas para que outros diagramadores não “inventem” sobre o projeto criado pelo designer.
Fonte: Material disponível no excelente site do professor Eugênio Furtado: http://eugeniofurtado.blogspot.com.br/2012/05/passo-passo-planejamento-grafico.html
Oi, José!
Conteúdo bem bacana para quem tem interesse em aprender mais sobre o planejamento gráfico.
Abraço
Valeu o prestígio, Ben!
FANTÁSTICO O MATERIAL.
parabéns aos dois: José Antonio e Eugênio!
Olá, vc poderia me disponibilizar o dropbox pra que eu possa ter acesso ao conteudo?
Olá tuccimei!
O material do prof. Furtado é só o que está neste artigo. Peguei do site dele. Os links estão no final do artigo.
Primeiramente gostaria de parabenizar o Eugênio Furtado pela iniciativa.
Prof. José Antônio,
Trabalho com Planejamento Gráfico num curso de jornalismo de Mato Grosso e gostaria de receber materiais e dicas de leitura da área.
Olá, lawremberg!
Tem muito material sobre planejamento gráfico no meu Dropbox.
Prof. Meira da Rocha!
Foi uma honra sua visita!
Visitando o seu site, um par de anos atrás, que eu resolvi criar este espaço. Minha ideia era, um dia, deixá-lo parecido com o seu…
Receber então, sua aprovação é motivo mais que suficiente para me deixar bastante orgulhoso. Muito Obrigado.
Valeu o prestígio, Eugênio! 🙂
Abração!