O site de web fontes do Google oferece centenas de fontes tipográficas, cada uma mais bonita que a outra. A interface do site é excelente e oferece muitas possibilidades de visualização. A gente pode embutir as fontes em páginas web ou baixá-las para fazer publicações em papel.
Como esta modinha de internet vai passar logo, eu reuni uma coleção de fontes para se usar em jornais e revistas, seguindo os critérios:
- Legibilidade. Principalmente a letra “a” deve ser de “barriguinha e topete”, não redonda — para não ser confundida com “o” — , e a altura “x” deve ser grande. Altura “x” é a altura das minúsculas em relação às maiúsculas. Quanto mais altas as minúsculas, maior legibilidade.
- Seriedade. As fontes não podem ser “fantasia” ou ter detalhes que distraiam a atenção da mensagem textual. Algumas fontes do Google são bonitas mas ficam bem apenas em cartazes, convites, anúncios, não em jornais.
- Deve ter a família completa. As fontes devem ter, pelo menos, os estilos normal, itálico, negrito e negrito itálico, para dar flexibilidade de formatação e ênfase em certos trechos de títulos e textos.
Baixe aqui a “Coleção Meira de Fontes Google para Jornais e Revistas“. Clique à direita, em “Download your collection” para baixar um zip com a coleção toda. Além de fontes com família grande, adicionei algumas fontes sem família, mas boas para headlines ou cartolas (chapéus).
Saiba mais
- Canva. Site para designers com excelentes artigos também em português brasileiro. Como este, um completo guia sobre fontes: https://www.canva.com/pt_br/aprenda/fontes-design/
- Outra tecnologia de embutir fontes na Web: Typekit
Aprecio suas matérias; gosto de usar fontes serif para o texto e sans serif para os títulos e sub títulos; com relação a jornais e livros é recomendável a forma como as uso ou o sr. tem alguma sugestão?
Olá, Diego!
É uma boa escolha, sem serifa para títulos e serifa para texto.