Coleção de Fontes Google para publicações impressas

O site de web fontes do Google oferece centenas de fontes tipográficas, cada uma mais bonita que a outra. A interface do site é excelente e oferece muitas possibilidades de visualização. A gente pode embutir as fontes em páginas web ou baixá-las para fazer publicações em papel.

Como esta modinha de internet vai passar logo, eu reuni uma coleção de fontes para se usar em jornais e revistas, seguindo os critérios:

  • Legibilidade. Principalmente a letra “a” deve ser de “barriguinha e topete”, não redonda — para não ser confundida com “o” — , e a altura “x” deve ser grande. Altura “x” é a altura das minúsculas em relação às  maiúsculas. Quanto mais altas as minúsculas, maior legibilidade.
  • Seriedade. As fontes não podem ser “fantasia” ou ter detalhes que distraiam a atenção da mensagem textual. Algumas fontes do Google são bonitas mas ficam bem apenas em cartazes, convites, anúncios, não em jornais.
  • Deve ter a família completa. As fontes devem ter, pelo menos, os estilos normal, itálico, negrito e negrito itálico, para dar flexibilidade de formatação e ênfase em certos trechos de títulos e textos.

Baixe aqui a “Coleção Meira de Fontes Google para Jornais e Revistas“. Clique à direita, em “Download your collection” para baixar um zip com a coleção toda. Além de fontes com família grande, adicionei algumas fontes sem família, mas boas para headlines ou cartolas (chapéus).

Saiba mais

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.