O site de web fontes do Google oferece centenas de fontes tipográficas, cada uma mais bonita que a outra. A interface do site é excelente e oferece muitas possibilidades de visualização. A gente pode embutir as fontes em páginas web ou baixá-las para fazer publicações em papel.
Como esta modinha de internet vai passar logo, eu reuni uma coleção de fontes para se usar em jornais e revistas, seguindo os critérios:
- Legibilidade. Principalmente a letra “a” deve ser de “barriguinha e topete”, não redonda — para não ser confundida com “o” — , e a altura “x” deve ser grande. Altura “x” é a altura das minúsculas em relação às maiúsculas. Quanto mais altas as minúsculas, maior legibilidade.
- Seriedade. As fontes não podem ser “fantasia” ou ter detalhes que distraiam a atenção da mensagem textual. Algumas fontes do Google são bonitas mas ficam bem apenas em cartazes, convites, anúncios, não em jornais.
- Deve ter a família completa. As fontes devem ter, pelo menos, os estilos normal, itálico, negrito e negrito itálico, para dar flexibilidade de formatação e ênfase em certos trechos de títulos e textos.
Baixe aqui a “Coleção Meira de Fontes Google para Jornais e Revistas“. Clique à direita, em “Download your collection” para baixar um zip com a coleção toda. Além de fontes com família grande, adicionei algumas fontes sem família, mas boas para headlines ou cartolas (chapéus).
Saiba mais
- Canva. Site para designers com excelentes artigos também em português brasileiro. Como este, um completo guia sobre fontes: https://www.canva.com/pt_br/aprenda/fontes-design/
- Outra tecnologia de embutir fontes na Web: Typekit
Salvou meu projeto de Diagramação que tenho que fazer pra minha faculdade ! parabéns ! estava precisando de uma família que tivesse no mínimo 8 fontes ! excelente conteudo !
Que bom que o artigo foi útil, Carlos!
Abraços!
Fica mal apresentável utilizar uma fonte de título diferente da do texto? Falo isso porque utilizo a calibri pro texto e no título a calibri fica muito “sem vida”, não chama atenção e gostaria de utilizar uma outra fonte com maior destaque.
Olá, Johnatan!
Não fica mal, não. Eu quase sempre uso duas fontes diferentes nos títulos. Você tem razão, a Calibri é muito insossa.
Legibilidade, seriedade, família completa…
Quando pensamos que não há nada de novidade no google, encontramos essa rara pérola que é seu site, mas o que me chamou a atenção é você compartilhando informações, coisa que muitos diriam que é loucura já que vivemos em um mundo tão disputado, de hoje em diante você fará parte das minhas aulas de informática tanto com conteúdo como exemplo a ser seguido! muito obrigado!
Obrigado pelo prestígio, prof. Marcondes! 🙂
Já viu o googlefontdirectory-tools?
Que maravilha!
Os seus posts já estão me ajudando bastante.
Estou fazendo um jornal impresso, gostaria de saber se você pode me indicar um fonte para a manchete principal, e os títulos secundários do jornal…
Já agradeço.
‘Parabéns pelo site’
Olá, Rafael!
Eu gosto de fontes sem serifa e bold, como Impact, ou Swiss 911.
Obrigado pela resposta…
E em relação às fontes serifadas para manchete, quais são as mais originais e adequadas?
Se for com serifa, acho que deve ser a mesma fonte do texto. Dificilmente ficará bom usar duas fontes serifadas diferentes.