Montador de matéria jornalística para PageMaker ou Scribus

Embora o PageMaker esteja superado, muita gente ainda usa-o e continuará usando-o por alguns anos. Por exemplo, o curso de Jornalismo da UFSM em Frederico Westphalen trabalha com PageMaker ao lado do Scribus, programa mais atualizado e em software livre .

Para facilitar o trabalho dos alunos, criei scripts para automatizar a montagem de matéria jornalística (story) em jornais e revistas.

O arquivo executável abaixo instala os scripts e um novo engine de scripts do PageMaker nunca distribuído oficialmente, criado pelo funcionário da Adobe desenvolvedor desta parte do sistema. Além disto, também instala a documentação da linguagem script. Aviso legal: Não ofereço nenhuma garantia. Use-o por sua conta e risco.

Scripts PageMaker (2.1 MB, arquivo 7Z).

Os scripts são instalados por default na pasta c:\Arquivos de programas\Adobe\PageMaker 7.0\RSRC\BRASIL\PLUGINS\Roteiros\Diagramação\. Assim, aparecem na paleta de Roteiros do PageMaker (Menu “Janela > Recursos adicionais > Exibir roteiros”, ou ALT+J, R, R). Os meus scripts ficam na pasta “Diagramação”, que não existe na instalação original do PM.

Os scriptsCria folha de estilos” e “Cria folha de estilos CN” criam estilos básicos para diagramação de jornais e revistas. O segundo é especial para o jornal-laboratório Curso da Notícia, da UFSM.

Os scriptsMonta foto solta” e “Monta foto em quadro” adicionam legenda e crédito a fotos colocadas soltas ou em quadros, respectivamente. Selecione a foto ou o quadro e rode o script. Preencha os textos e clique OK. A foto, a legenda e os créditos ficam agrupados e com o “afastador de texto” ligado nos lados e embaixo do grupo. O crédito fica à direita, em 90 graus.

Mas o melhor vem agora: o scriptMonta matéria NG” (New Generation) monta uma matéria jornalística completa, com texto formatado. Funciona assim:

  1. Copio um texto de um editor de texto ou copio um bloco de texto do PageMaker.
  2. Desenho um quadro de texto. (Não confunda quadro de texto com bloco de texto. Não uso blocos de texto solto para diagramar jornais no PageMaker, pois é uma abordagem superada e perigosa). Veja abaixo o quadro selecionado e, na página ao lado, o bloco de texto copiado e esperando na memória clipboard do Windows. Repare também que a folha de estilos para jornal está bem completa.
  3. Rodo o script clicando duas vezes em cima do nome dele. Surgirá a seguinte janela de diálogo:

    Nela, eu escolho os estilos a serem aplicados em até sete primeiros parágrafos do texto na memória (O script automaticamente limpa o texto, tirando parágrafos vazios e tabulações. Portanto, não me preocupo se há parágrafos extra no texto). Se eu não quero que um estilo seja aplicado (por exemplo, se a matéria não tem antetítulo), eu desmarco a checkbox ao lado do estilo. No segundo e terceiro parágrafos (título e subtítulo), eu devo escolher quantas linhas de texto os elementos vão ocupar. Depois dos estilos, determino em quantas colunas o texto da matéria será dividido, e se quero linhas guia em volta desta matéria, para ajudar a posicionar outras matérias.
  4. Depois de alguns segundos limpando o texto, o script monta um quadro de texto para os títulos da matéria e um quadro de texto para cada coluna da matéria:
  5. Os quadros das colunas são agrupados para que eu possa ajustar em bloco sua altura (o bloco do título não é agrupado para que sua altura não seja distorcida). Como todos os quadros de texto estão ligados, o texto passa de uma coluna para outra. Veja como fica a matéria quando eu levanto a alça inferior do grupo:

    Este efeito só funciona quando se usam quadros de texto, não blocos de texto.
  6. Para editar o texto, seleciono o quadro do título e uso CTRL+E.

Para Scribus, desenvolvi um script bem mais poderoso, cuja tela de diálogo se vê abaixo:

Baixe o Monta materia (2013-09-18a), des-zipe e tire a extensão “.txt” do arquivos. Deixe apenas “Monta materia (2013-09-18a).py”. Coloque na pasta de scripts do Scribus.

Com este script, pode-se escolher entre reformatar o quadro (no caso de ser a primeira vez que é aplicado) ou apenas aplicar os estilos (no caso em que os quadros de título e de colunas de texto já foram criados).

Bibliografia

  1. SAMARSKIY, Vladimir. Site pessoal do criador do script engine do PageMaker. Site web disponível em: <http://www.oz.net/~vsamarsk/WinEntry.htm>. Acesso em: 2 nov. 2011.
  2. Adobe PageMaker 7.0 Script Guide. Documento em PDF disponível no CD-ROM da aplicação. San Jose, California: Adobe Systems Incorporated, 2001.
José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.

View Comments

  • Muito bom! Gostaria que me ensinasse como fazer que seja impressa uma figura nesse programa. Todas as vezes que tentei, só aparece um quadrilátero com as duas diagonais (sem figura) e mais nada!

    • Você mudou o documento de lugar? Tipo copiou para um pendrive? As imagens precisam estar na mesma pasta que o doc SLA. Mudou as imagens de lugar?

    • Parece que o documento Scribus perdeu o caminho para a imagem. Como você está imprimindo? Conte todos os mínimos detalhes.

  • Caro José Antonio,

    Necessitando retornar a diagramar para realizar um serviço me deparei com o "fim" do PageMaker com o qual trabalhara, então precariamente substituído pelo InDesign, pois que algumas gráficas ainda pediam o arquivo no formato do antecessor e, em boa parte, desconheciam o QuarkXPress.
    Avesso a pirataria, pois, até por ser defensor do respeito ao direito autoral de jornalistas profissionais, não poderia enveredar pelo uso indevido de uma cópia pirata do InDesign, nem poderia adquirí-lo, pois o custo-benefício para um único serviço era impraticável.
    Pesquisei sobre alternativas e deparei com o Scribus. Acredito que meu primeiro "contato" com esse programa foi numa publicação sua no grupo do Fórum Nacional dos Professores e Jornalismo (FNPJ).
    De qualquer modo, já que teria que aprender a utilizar um novo programa, me decidi a aprender a utilizar o Scribus. Mais uma vez me foram úteis suas dicas, o material que publica neste espaço.
    Pesquisando, acabei descobrindo uma versão que "roda" em pendrive, que tem sido muito útil para mim, posso trabalhar em qualquer máquina, com qualquer versão do Windows, mas pretendo testar no Linux, até porque penso em migrar para ele.
    Mas há alguns empecilhos que busco resolver e pergunto se pode ajudar ou indicar onde consiga ajuda:
    1)_Falta um recurso que "puxe" para o Scribus as fontes que sejam utilizadas no trabalho. Descobri isso quando tentei retomar um trabalho noutra máquina e recebi a mensagem de que faltavam fontes que tive que resgatar na máquina anterior. Penso que seria possível agregar algum recurso que importe para uma pasta do programa as fontes que venha a utilizar. Há como fazer isso?;
    2)_Eventualmente recebo mensagem indicando a ausência do GostScript, o que não entendo pois já percebi que ele gera arquivos finalizados para gráficas. De qualquer modo, tem como agregar um instalador automático do GostScript?
    3)_Fiz uma cópia da pasta de uma publicação para preservá-la antes de tentar uma mudança que não seria definitiva e, desde então, ele não abre no automático, pelo atalho. Informar que há outra instância sendo desativada. Tem como eliminar isso ou terei que resinstalar no pendrive? Se reinstalar vou perder e ter que refazer as configurações de uso?
    4)_Como posso saber se esse script montador de matéria funciona na minha versão? O que devo fazer para garantir o retorno ao estágio inicial?
    5)_Por fim, para dar menos trabalho, há algum manual/livro genérico para todas as versões que possa recomendar?

    Agradeço desde já a ajuda que puder oferecer!

    Osnaldo Moraes

    • Olá, Osnaldo!
      Obrigado pelo prestígio.
      Respondendo a suas dúvidas:
      1) A opção "Arquivo > Reunir para saída" copia todos os arquivos para um único lugar, com a opção de copiar também as fontes usadas.
      2) O Ghostcript é que gera os PDF/X-3 para gráficas. O Scribus procura o caminho dele no Registro do Windows. Acho que tanto faz instalar antes ou depois do Scribus.
      3) Você copiou a pasta toda do Scribus? Use sempre o "Reunir para a saída" para fazer cópias das publicações, senão os links internos do SLA ficarão quebrados.
      4) O Script montador de matérias funciona depois de você aplicar os "Adicionais da UFSM", que preparei para meus alunos. Está no meu curso em http://meiradarocha.jor.br/cursos/course/view.php?id=4.
      5) Estes meus cursos abertos tem vários tutoriais que ensinam muita coisa. Sinta-se livre para navegar por eles.

      Abraços!

  • Estou precisando urgente de uma pessoa para me ajudar a diagramar um jornal em porto alegre. Obs. tem que confeccionar as artes também.
    atenciosamente

    adriano

    • Alo adriano, estou montando um informativo em municípios gauchos, vamos conversar a respeito. Alvaro 51 81075997(tim) e 8587-9225 da oi

  • ESTOU QUERENDO MONTAR UM JORNAL E ESTOU PRECISANDO DE UM DIAGRAMADOR PROFISIONAL

    • Boa tarde
      Trabalho com quark xpress e indesigner

      Indesigner é mais atualizado para criação e diagramação de paginas de Jornal

      Jorge Neves

Share
Published by
José Antonio Meira da Rocha

Recent Posts

Sempre faça um fotão

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…

1 year ago

A corrupção dos tolos

João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…

4 years ago

Naomi who? Naomi Wu!

A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…

5 years ago

Raspagem de dados

A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…

5 years ago

Que estratégia político-terapêutica pára um governo deliroide?

Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…

6 years ago

Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada

Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…

6 years ago