Em alguns países, como Grã-Bretanha e Holanda, fraudes bancárias são responsabilidade dos correntistas, que normalmente arcam com os prejuízos. No Brasil, são responsabilidade dos bancos. Qualquer fraude em conta bancária deve ser coberta pelos bancos. No máximo, o correntista se incomoda um pouco. Isto gera uma grande segurança em se fazer transações bancárias pela internet e leva o Brasil a ter uma tecnologia de segurança bancária de ponta.
O lado ruim disso é que os bancos inventam dispositivos bancários cada vez mais complicados. O Banco do Estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, abandonou o terrível sistema Sniper, que vivia dando problema em Windows, em favor de um smart card. Os correntistas recebem um leitor de cartão inteligente USB Teo, da chinesa Xiring, cujo driver é instalado automaticamente no Windows.
No Linux Ubuntu, a gente deve instalar à mão este driver, embora o leitor USB seja reconhecido pelo kernel do Linux. Verifique com o comando “lsusb”. O resultado deve aparecer como uma linha assim, entre outras:
Bus 004 Device 003: ID 04e6:5410 SCM Microsystems, Inc. SCR35xx Smart Card Reader
Se o hardware foi reconhecido, agora devemos instalar o software. O comando é este:
sudo apt-get install libpcsclite1 pcscd pcsc-tools libccid
Esta linha de comando deve instalar todos os programas e dependências necessários .
O pcscd é um daemon, isto é, um programa que roda no fundo, não aparece. Ele é carregado e roda automaticamente pelo sistema de autostart do Unix System V (scripts em /etc/init.d/).
Para acessar o certificado presente em um cartão inserido na leitora, pelo browser Mozilla ou Firefox, instale o pacote:
sudo apt-get install opensc mozilla-opensc
Não pesquisei a função destes programas e consegui acessar ao Banrisul sem eles. Mas é necessário ter o plugin Java instalado no navegador para certificar-se no Banrisul.
Smart card no Ubuntu 12.04 Precise Pangolin
Com o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin, basta instalar os pacotes:
sudo apt-get install pcscd pcsc-tools libpcsclite-dev
Para acessar o Banrisul homebanking, o Firefox precisa ter Java Oracle. Desinstale o OpenJDK, se estiver instalado, e instale o java Oracle com o instalador do WebUpd8:
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java sudo apt-get update sudo apt-get install oracle-java7-installer
Segui a receita de bolo do nosso colega no ubuntu 13.04 e nao obtive resultado. Mas encontrei outra dica adicional no site abaixo:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=82216.0
Basicamente instalar, além da receita de bolo acima, mais outra biblioteca:
Deixo ai a dica.
Boa noite:
Tenho instalado o Ubuntu 12.10. Segui o teu tutorial, mas ja para instalar o opensc no Mozilla não foi encontrado. Quando entro no site do banco, recebo a informação que não há cartão na leitora. Minha leitora é uma GemPlC Twin. Desde já agradeço pela atenção.
Grecco
Olá, Cláudio!
Verifique na documentação dos programas se sua leitora de cartão é compatível.
Reinstalei o Ubuntu 12.04, e o Firefox 18 não está achando o cartão. Mas o Ubuntu encontra corretamente com o comando pcsc_scan. Acho que é problema do Firefox.
No seu caso, tente instalar o driver libgempc410 ou libgempc430.
Utilizei a dica no Linux Mint 14, funcionou certinho!
Muito obrigado Jose!
Vlw, funcionou perfeitamente.
Buenas. Segui o tutorial e nâo deu certo =/
Meu leitor de cartão é Vasco. E a saida do “lsusb” é:
VASCO Data Security International Digipass 905 SmartCard Reader
Alguém ae conseguiu fazer funcionar com esse leitor?
PS.: Testei no Chrome e no Firefox
Muito bom, funcionau jóia. Muito obrigado.
http://www.vasco.com/products/digipass/digipass_readers/905_driver.aspx