Toda a produção jornalística pode ser digitalizada. Tudo o que é publicado está à mercê de chatos que salvam, gravam, colecionam, digitalizam com plaquinhas de 120 reais. Como eu, que gosto de gravar TV na minha Pixelview PlayTV Pro.
Por isso, hoje, é inconcebível que a grande imprensa, sofrendo há muito com as mudanças provocadas pela digitalização, tente enganar seu digitalizado público com armações grotescas como esta aprontada pelo Jornal Nacional de 2010-10-22, com ajuda da Folha.com e do repórter Ítalo Nogueira.
Será que a velha mídia não se dá conta que qualquer pessoa pode gravar TV e passar quadro-a-quadro? E que, fazendo isto, a pessoa pode ver que não há nenhum rolo de fita crepe sendo atirado contra o candidato José Serra? Que o detalhe salientado em zoom numa extensa matéria de 7 minutos não passava de um artifact de compressão de vídeo sobreposto à cabeça de alguém ao fundo? Que não se vê no vídeo quadro-a-quadro nenhum objeto indo ou vindo à cabeça do candidato?
E a Globo ainda vai procurar a opinião de um “especialista” de reputação duvidosa…
Tudo pode ser digitalizado, menos a credibilidade de um veículo jornalístico. E este único ativo que sobra à velha mídia, ela joga fora…
Veja a sequência abaixo e tente encontrar o rolo de fita voando em direção à cabeça do candidato. As fotos foram produzidas em formato jpeg com compressão 90, o suficiente para não adicionar às imagens da Globo artifacts notáveis que pudessem falsear as informações.
E leia mais sobre o laudo grosseiro do perito Molina e porque o rolo deveria aparecer em pelo menos 6 quadros do video. Veja também Fita do Serra: aqui está o vídeo “quase original”.
Temos que evitar mais uma fraude: Amanhã 29/10, no comício de Serra, pessoas ligadas ao psdb ou filiadas ao pt , só para incriminar o partido, estarão de camisetas do pt, provocando atos de agressão. Como já estará terminado o horário político, a globo vai exibir no jornal de sábado, dia 30.
O PT de SP já fez o B.O., comunicando o fato.
Quem fez a denúncia foi Marilena Chauí, professora da USP.
Avisem seus contatos e confirmem o que denuncio, pelo google.
Prezado Prof. José Antonio Meira da Rocha,
O jornalista Italo Nogueira informou que o modelo do celular é um Nokia E71. Creio que com um outro celular do mesmo modelo seria possível simular as condições para análise.
Pelas especificações da fábrica, a taxa de captura do vídeo é de até 15 fps.
[]s,
Roberto Takata
Ótima informação, valeu! Menos uma dúvida.
Professor,
Amante de fotografia e de tudo o que resulta da estagnação do movimento, por qualquer veículo, atento, observei seu quadro a quadro e constatei que no momento da fantasiosa fita, que eu também nunca consegui identificar, o movimento da cabeça transformada é mais brusco do que o das demais imagens, porém, notei também, passando o mouse quadro a quadro nas miniaturas, que a progressão aritmética dos números dos quadros muda durante o percurso. Explico: inicialmente varia de dois em dois. No momento da suposta e fictícia fita, os quadros estão em outra progressão: acresce cinco e depois três, novamente dois e, finalmente, um. Há explicação técnica para isto, Professor? Se houver seria generoso explicitar e, se possível, mostrar a seqüencia completa com razão constante um. Seu gesto inibiria quaisquer dúvidas sobre a veracidade de seu belo trabalho. Falo não como mestre no assunto, mas como quem está do outro lado da mídia.
Grato,
Eliminei quadros duplicados pela transposição de um vídeo de 15 quadros por segundo (talvez até menos) para 29,97 quadros por segundo, necessária para se apresentar o material na TV.
Explicadíssimo, mestre!
Abrax,
O monopólio da informação vai cair, e isso significa progresso. Liberdade de impressa sim, mas com fatos reais. Mais impostos as emissoras de TV, fiscalizar a qualidade de serviço prestado a população, uma emissora é concessão pública e não deve ficar na mão de uma familia durante quase 50 anos. Digam não as concessões eternas, isso não é bom para sociedade comum, sou a favor que o governo conceda mais canais tv. Para gerarem mais impostos e informação e quem sabe assim taxarão menos a gente comum rsrsrs ! tenho 33 anos, perante a massa meu grau de instrução não serve para coletar lixo, fundamental incompleto. Mas não troco minha ideologia por um pedaço de papel igual que a maioria dos jornalistas de renome . O principal eles não aprenderam o significado da palavra ética ! porcos vendedores de imagem !!!
Depois da eleições vamos sair as ruas com as mãos amarradas e os olhos vendados e pedir o fim das concessões atuais e para abrirem novas também !!! Vamos nos organizar povo Brasileiro essa terra é nossa e sera de nossos filhos também !!!
Sugiro que invista parte de seu tempo em aprimorar seus estudos.
Apesar ter apenas fundamental incompleto, a qualidade de sua redação é muito alta. Imagine como será quando terminar o ensino médio? E quando terminar o ensino superior?
Concordo plenamente com vc.
Terra dos Macacos mandou bem! Sereno e direto! o “Cara” também tem discurso direto. Sem lantejoulas. É isto o que els não admitem! Que povo não precisa de lantejoulas. Precisa de dignidade!
O inicio da campanha li comentários dizendo que a estratégia mostrada por Serra em outras campanhas não era só ganhar a eleição, senão destruir o oponente. Isso fica demonstrado. Mas essa é a estratégia não só do serra, senão do grupo de seus apoiadores, especialmente a grande mídia.