Categories: Linux

Como configurar rede IEEE1394 (FireWire) no Ubuntu 10.10

Plug FireWire de 6 pinos

Alguns computadores mais caros vêm com conexão FireWire, criada pela Apple e padronizada com o nome de IEEE1394. É mais usada para se capturar e gravar vídeo de câmeras MiniDV, mas também pode ser usada como conexão de rede bem mais rápida que Ethernet (de duas a quatro vezes mais rápida, pela minha experiência). Excelente escolha quando se tem que transferir grandes quantidades de dados entre um computador desktop e um laptop, por exemplo. Ou, particularmente útil, quando se tem que controlar remotamente um laptop pelo VNC ou Windows Remote Desktop.

O kernel Linux recentemente mudou a pilha de drivers FireWire, usados para acessar esta porta de periféricos. Agora, o driver de rede IEE1394 carrega automaticamente quando se conectam dois computadores por cabo FireWire.

[Atualização: o Ubuntu 11.04 não carregou automaticamente o módulo firewire-net. Precisei especificar o carregamento deste módulo manualmente colocando uma linha com “firewire-net” no arquivo “/etc/modules”, como root]

Mas, para atribuir um endereço IP fixo à interface FireWire, ajusto a interface de rede para o endereço desejado, no arquivo /etc/network/interfaces:

auto firewire0
iface firewire0 inet static
   address 192.168.0.6
   netmask 255.255.255.0
   network 192.168.0.0
   gateway 192.168.0.1
   broadcast 192.168.0.255

Repare que o nome da interface de rede, que era eth0 pelo driver eth1394 (era encapsulado como Ethernet), agora chama-se firewire0.

Depois destes ajustes, reinicio o computador ou recarrego o sistema de rede com:

sudo service networking start

Este método causa, em versões recentes do Ubuntu (12.04 ou maior), um atraso de 2 minutos no boot, se o cabo não está conectado entre dois computadores. Neste caso, na tela de boot do Ubuntu aparece uma mensagem dizendo que o boot continua sem a completa configuração da rede. Para ativar a conexão Firewire, então, usa-se o comando:

gksu ifconfig firewire0 192.168.0.5 netmask 255.255.255.0 up

Isto irá configurar a rede com o endereço especificado, 192.168.0.5, no caso. Não descobri como configurar o endereço automaticamente pelo NetworkManager.

Para evitar o atraso no boot, comentei as linhas que determinam espera no arquivo /etc/init/failsafe.conf.

  $PLYMOUTH message --text="Waiting for network configuration..." || :
        #sleep 40
        $PLYMOUTH message --text="Waiting up to 60 more seconds for network configuration..." || :
        #sleep 59

Com este ajuste, posso conectar ou desconectar o cabo Firewire a qualquer momento. No entanto, o NetworkManager não irá gerenciar esta conexão.

Tentei fazer o NetworkManager usar o sistema ifupdown mudando a opção do arquivo /etc/NetworkManager/NetworkManager.conf:

[ifupdown]
managed=true

O NM realmente reconhece esta conexão, mas apenas quando se conecta o cabo Firewire. Caso contrário, não configura nenhuma outra conexão, nem a Ethernet.

Conector IEEE1394 de 6 pinos (usados em desktops) e de 4 pinos (usados em laptops e câmeras de vídeo DV)

Os antigos drivers ieee1394, eth1394 etc precisam estar na lista negra de drivers que não serão carregados, em /etc/modprobe.d/blacklist.conf e /etc/modprobe.d/blacklist-firewire.conf.

Com esta configuração, consigo copiar vídeos do desktop para meu laptop a uma média de 12MB por segundo, enquanto que a conexão Ethernet me dava menos de 5MB/s e o Wifi, 2,5MB/s.

Mas, como o driver ainda é experimental, é instável. Por exemplo, congela totalmente meu laptop Acer Aspire 4520 com Ubuntu 10.10, quando copio vídeos muito grandes do PC desktop.

Para a conexão de câmeras de vídeo com meu laptop e conexão de rede entre dois laptops, comprei um cabo IEEE1394 chamado “4-4”, com dois conectores de 4 pinos, em vez do cabo mais comum “6-4”.

Bibliografia

  1. CONFIG_FIREWIRE: New FireWire stack, EXPERIMENTAL. Página Web disponível em <http://cateee.net/lkddb/web-lkddb/FIREWIRE.html>. Acesso em 20 out. 2010.
  2. Juju Migration. Migration to the new FireWire driver stack. Página Web disponível em: <https://ieee1394.wiki.kernel.org/index.php/Juju_Migration>. Acesso em: 20 out. 2010.
  3. EthernetOverFirewire. Página Web disponível em: <https://help.ubuntu.com/community/EthernetOverFirewire>. Acesso em: 20 out. 2010. Instruções para Ubuntu < 10.04, agora obsoletas.
  4. Ubuntu 11.10 Waiting up to 60 more seconds for network configuration… <http://www.codewhirl.com/2011/10/ubuntu-11-10-waiting-up-to-60-more-seconds-for-network-configuration/>. Acesso em: 3 fev. 2013.
José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.

View Comments

  • Amigo, já que o FireWire é tão rápido, surge uma dúvida : Porque não se tornou padrão para redes de computadores ? Ou os caras pensaram "É tão rápido que não vai ser útil nas redes de computadores". Você consegue me explicar ? Att.

    • Olá, Bráulio!
      Provavelmente porque o FireWire é um padrão Apple, pouco usado, enquanto que o Ethernet é o mais usado e evoluiu para o Gigabit Ethernet, que é mais rápido que o FireWire.

      • Opa ! Que bakana ! Obrigado por me atualizar ! Mas que pena hein !
        Aproveitando...
        Estou querendo fazer uma live para o YouTube pelo Linux, pode ser pelo Ubuntun, só que estou procurando, procurando, está meio complicado. O YouTube está usando o protocolo RMTP da Adobe. Bom fica como sugestão para um outro artigo seu ! Muito obrigado ! At+ !

  • Olá, tudo bem?
    Bom estou lhe pedindo encarecidamente, ME AJUDE PELO AMOR DE DEUS preciso da sua ajuuda pois tenho o adobe premier no computador, fiz captura de vídeo já uma vez na placa firewire, dái quebraram o meu cabo fire wire então comprei outro a camera reconhece o cabo o computador e o programa reconhece a placa, mas o computador e o programa não reconhecem a entrada da camera na placa por favor me diz oque devo fazer? já troquei o cabo não é ele a plca o computador e o programa reconhece, oque pode ser? me ajude aguardo por resposta anciosamente.
    Grata.
    Jaqueline.

Share
Published by
José Antonio Meira da Rocha

Recent Posts

Sempre faça um fotão

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…

1 year ago

A corrupção dos tolos

João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…

4 years ago

Naomi who? Naomi Wu!

A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…

5 years ago

Raspagem de dados

A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…

5 years ago

Que estratégia político-terapêutica pára um governo deliroide?

Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…

6 years ago

Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada

Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…

6 years ago