Alguns computadores mais caros vêm com conexão FireWire, criada pela Apple e padronizada com o nome de IEEE1394. É mais usada para se capturar e gravar vídeo de câmeras MiniDV, mas também pode ser usada como conexão de rede bem mais rápida que Ethernet (de duas a quatro vezes mais rápida, pela minha experiência). Excelente escolha quando se tem que transferir grandes quantidades de dados entre um computador desktop e um laptop, por exemplo. Ou, particularmente útil, quando se tem que controlar remotamente um laptop pelo VNC ou Windows Remote Desktop.
O kernel Linux recentemente mudou a pilha de drivers FireWire, usados para acessar esta porta de periféricos. Agora, o driver de rede IEE1394 carrega automaticamente quando se conectam dois computadores por cabo FireWire.
[Atualização: o Ubuntu 11.04 não carregou automaticamente o módulo firewire-net. Precisei especificar o carregamento deste módulo manualmente colocando uma linha com “firewire-net” no arquivo “/etc/modules”, como root]
Mas, para atribuir um endereço IP fixo à interface FireWire, ajusto a interface de rede para o endereço desejado, no arquivo /etc/network/interfaces:
auto firewire0 iface firewire0 inet static address 192.168.0.6 netmask 255.255.255.0 network 192.168.0.0 gateway 192.168.0.1 broadcast 192.168.0.255
Repare que o nome da interface de rede, que era eth0 pelo driver eth1394 (era encapsulado como Ethernet), agora chama-se firewire0.
Depois destes ajustes, reinicio o computador ou recarrego o sistema de rede com:
sudo service networking start
Este método causa, em versões recentes do Ubuntu (12.04 ou maior), um atraso de 2 minutos no boot, se o cabo não está conectado entre dois computadores. Neste caso, na tela de boot do Ubuntu aparece uma mensagem dizendo que o boot continua sem a completa configuração da rede. Para ativar a conexão Firewire, então, usa-se o comando:
gksu ifconfig firewire0 192.168.0.5 netmask 255.255.255.0 up
Isto irá configurar a rede com o endereço especificado, 192.168.0.5, no caso. Não descobri como configurar o endereço automaticamente pelo NetworkManager.
Para evitar o atraso no boot, comentei as linhas que determinam espera no arquivo /etc/init/failsafe.conf.
$PLYMOUTH message --text="Waiting for network configuration..." || : #sleep 40 $PLYMOUTH message --text="Waiting up to 60 more seconds for network configuration..." || : #sleep 59
Com este ajuste, posso conectar ou desconectar o cabo Firewire a qualquer momento. No entanto, o NetworkManager não irá gerenciar esta conexão.
Tentei fazer o NetworkManager usar o sistema ifupdown mudando a opção do arquivo /etc/NetworkManager/NetworkManager.conf:
[ifupdown] managed=true
O NM realmente reconhece esta conexão, mas apenas quando se conecta o cabo Firewire. Caso contrário, não configura nenhuma outra conexão, nem a Ethernet.
Os antigos drivers ieee1394, eth1394 etc precisam estar na lista negra de drivers que não serão carregados, em /etc/modprobe.d/blacklist.conf e /etc/modprobe.d/blacklist-firewire.conf.
Com esta configuração, consigo copiar vídeos do desktop para meu laptop a uma média de 12MB por segundo, enquanto que a conexão Ethernet me dava menos de 5MB/s e o Wifi, 2,5MB/s.
Mas, como o driver ainda é experimental, é instável. Por exemplo, congela totalmente meu laptop Acer Aspire 4520 com Ubuntu 10.10, quando copio vídeos muito grandes do PC desktop.
Para a conexão de câmeras de vídeo com meu laptop e conexão de rede entre dois laptops, comprei um cabo IEEE1394 chamado “4-4”, com dois conectores de 4 pinos, em vez do cabo mais comum “6-4”.
Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…
João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…
A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…
A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…
Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…
Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…
View Comments
Amigo, já que o FireWire é tão rápido, surge uma dúvida : Porque não se tornou padrão para redes de computadores ? Ou os caras pensaram "É tão rápido que não vai ser útil nas redes de computadores". Você consegue me explicar ? Att.
Olá, Bráulio!
Provavelmente porque o FireWire é um padrão Apple, pouco usado, enquanto que o Ethernet é o mais usado e evoluiu para o Gigabit Ethernet, que é mais rápido que o FireWire.
Opa ! Que bakana ! Obrigado por me atualizar ! Mas que pena hein !
Aproveitando...
Estou querendo fazer uma live para o YouTube pelo Linux, pode ser pelo Ubuntun, só que estou procurando, procurando, está meio complicado. O YouTube está usando o protocolo RMTP da Adobe. Bom fica como sugestão para um outro artigo seu ! Muito obrigado ! At+ !
Olá, tudo bem?
Bom estou lhe pedindo encarecidamente, ME AJUDE PELO AMOR DE DEUS preciso da sua ajuuda pois tenho o adobe premier no computador, fiz captura de vídeo já uma vez na placa firewire, dái quebraram o meu cabo fire wire então comprei outro a camera reconhece o cabo o computador e o programa reconhece a placa, mas o computador e o programa não reconhecem a entrada da camera na placa por favor me diz oque devo fazer? já troquei o cabo não é ele a plca o computador e o programa reconhece, oque pode ser? me ajude aguardo por resposta anciosamente.
Grata.
Jaqueline.
Olá, Jaqueline!
Que sistema operacional você está usando?