Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…
João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…
A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…
A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…
Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…
Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…
View Comments
Professor, para termos mais credibilidade no projeto, o Sr acha interessante apresentar um material explicativo de como será o jornal aos anunciantes e parceiros, assim, mostrar maior organização e confiabilidade?
Qual a tiragem minima para um bairro?
Olá, Fernando!
É sempre uma ótima iniciativa promover o veículo, criar expectativas.
A tiragem depende do tamanho do bairro e de sua estrutura de distribuição. Para jornais feitos em rotativa, pouco importa tirar 3 mil ou 6 mil, o preço não varia muito. Ela gasta 3 mil jornais só para acertar o registro das cores.
Muito boas as dicas. Parabéns pela disponibilidade em ajudar a expandir a comunicação seja ela onde e com qual o veículo.
Obrigado pelo prestígio, Milton!
Boa tarde Jose antonio, tenho a ideia formulada de montar um jornal de bairro em minha cidade, voltada diretamente ao anuncio do comercio e vendas em geral, minha duvida é: Posso fazer este tipo de empreendimento de publicidade sem precisar mim legalizar diante dos orgaos competentes?
Olá, Cristiane!
Para iniciar um negócio, é necessário o registro de uma empresa. Consulte o sindicato dos Jornalistas de seu estado e o Sebrae.
Muito boas as suas dicas, obrigada. Mas com relação a programas para construção da diagramacao, o qual vc indica?
Olá, Brenda!
Se você está disposta a gastar dois mil reais por estação de trabalho, pode usar o Adobe InDesign. Se você não quer gastar nada, ou quer usar apenas software livre, ou quer usar os programas num pendrive, pode usar o Scribus.
Boa noite Jose me de uma opinião, moro num bairro populoso e com muito comércios estou pensando em fazer um jornal local semanal, com alguma matérias diversas e o campos para Anúncios fazer uma pequena tiragem e tentar negociar com os comerciantes o valor do anuncio, já pesquisei vi que não ha nenhum jornal do bairro. Acha loucura isso, ou eu to no caminho? tem alguma dica?
Olá, Vagner!
Pode ser um bom empreendimento. Mas faça pesquisa de mercado. Consulte o Sebrae e só invista se a pesquisa de mercado for positiva.
O fundamental, neste tipo de publicação, é um bom departamento comercial.
Sucesso no empreendimento!
Caro José Antônio, acabo de adentrar no mundo da diagramação de jornais e mesmo não sendo um completo novato, suas dicas estão sendo preciosíssimas para meu aprendizado e crescimento no assunto. Muto obrigado e continuarei acompanhando seu trabalho e divulgando pra quem precisar... grande abraço!
Valeu, Carlos!
Dicas maravilhosas, parabéns pelo artigo, poderia por gentileza citar o programa de editoração de tua preferência, inclusive o nome deste programa que exporta ou salva no formato PDF/X-3, procurei no indesign, coreldraw, quarkspress e nao encontrei.
Obrigado..
Obrigado pelo prestígio, Herbert!
O programa com melhor custo/benefício é o Scribus: custa zero reais. É gratuíto, código aberto e gera excelentes PDF/X-3. Além disto, pode ser automatizado mais facilmente com a linguagem Python. O programa com mais recursos é o InDesign, mas custa uma pequena fortuna e não tem tanta facilidade para ser automatizado.
Professor! Saudações!!
Primeiramente, parabéns e muito obrigado pelas dicas!
Sou Gaúcho, como vós, inaugurando um pequeno jornal estilo almanaque na longínqua PIUM - RN - Região Metropolitana de Natal.
A princípio vou desenvolvê-lo em A3, papel jornal, dobrado ao meio.
Gostaria de uma pequena ajuda, já que estou desenvolvendo o projeto em MICROSOFT PUBLISHER (Achei mais prático do que o Scribus).
Como devo salvá-lo e enviá-lo para a gráfica?
Obrigado e sucesso, Professor!
Olá, Guilherme!
Só posso ajudar no âmbito do Scribus, que é software livre. Para o Publisher, consulte a Ajuda do Publisher ou o suporte Microsoft.
Mas na parte teórica, este site tem muitas dicas que podem ajudá-lo. Sinta-se à vontade para navegar por ele.
Sucesso oem seu jornal!
Ok, no problems!
Só mais uma coisinha, Professor...
Eu não sou Jornalista formado (ainda) - terei algum problema legal por ser o "Jornalista" Responsável pelo Jornal? Há algo que eu deva estar atento, como por exemplo citação de nomes, fotos, etc.?
Grato pela sua atenção!!
Agora não é mais necessário jornalista formado (por enquanto, espero). Mas é obrigatório o registro federal do veículo. Consulte o sindicato de seu estado.
Ok, muito obrigado pela atenção, Professor!
Sucesso pra ti e viva o Jornalismo!!
Gostaria de inserir classificados, qual a melhor fonte e tamanho, tenho comparado com os jornais e são tao pequenos, me oriente por favor, se puder avaliar o meu jornal, no site tem algumas edições em pdf, poderia me auxiliar algumas alteraç~~oes que deixasse meu jornal mais interessante, obriga, sempre busco dicas no seu site
Olá, Meire!
Uma boa formatação de fonte para classificados é Helvetica Condensed (ou Arial condensada para 80%) corpo 8/9.
Como sou servidor público da UFSM com dedicação exclusiva, infelizmente não posso fazer consultorias para particulares.
Mas, agradeço o prestígio. Abraços!
Olá! Sou designer gráfico, e estou trabalhando na renovação gráfica de um jornal da região de Lorena-SP. É a primeira vez que faço este tipo de trabalho e suas informações foram muito relevantes. Obrigado e parabéns!
Valeu o prestígio, Felipe!
Sucesso em seu redesign.
OLA
SOU ESTUDANTE DE DESIGN GRAFICO E ESTOU DESENVOLVENDO UM TRABALHO SOBRE JORNAL. GOSTARIA QUE ME INDICASSEM SITES OU LIVROS QUE FALASSEM SOBRE A HISTORIA DO JORNAL. ENCONTREI NO WIKIPEDIA MAS NAO TEM REFERENCIAS. C PODEREM ME AJUDAR
Aqui tem mais dados: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/?p=6026
Olá, Ronai!
Procure a biblioteca de cursos de Jornalismo. Aqui tem uma bibliografia inicial: http://decom.cesnors.ufsm.br/jornalismo/sobre-o-curso/disciplinas-do-curriculo/semestre-1/com2014-historia-do-jornalismo/