Estou usando e desenvolvendo scripts para o Zotero. É um excelente sistema gerenciador de banco de dados bibliográfico, indicado principalmente para grupos de pesquisa e para quem orienta trabalhos acadêmicos.
O que é Zotero
É um sistema gratuito e aberto de banco de dados de bibliografia, tipo End Note, que está se espalhando rapidamente na comunidade acadêmica mundial.
O Zotero é constituído por:
- Um site gerenciador onde se criam grupos de trabalho e se compartilham bibliografias.
- Um plugin para Firefox, onde se cadastram e editam as bibliografia (adicionando-se links, notas, screenshots etc)
- Plugins para Firefox conversar com LibreOffice/OpenOffice e MS Word, por onde se inserem em textos, já no formato ABNT, as referências e as bibliografias.
Como funciona
- Primeiro, você se cadastra no site Zotero. A seguir, instala os plugins para Firefox e LibreOffice. Aí, pode criar grupos para compartilhar bibliografia com colegas e orientandos.
- Depois, ao pesquisar na internet ou offline, pelo plugin do Firefox você registra referências bibliográficas, adiciona notas (como citações, por exemplo), screenshots de páginas internet e outros detalhes. (Veja imagem 1. A interface do plugin está marcada em vermelho)
- Ao redigir seu trabalho científico, você insere citações e referências editor de texto, já formatados conforme centenas de estilos de citações (Veja imagem 2). Achei o estilo ABNT em http://www.zotero.org/styles. Procure “ABNT” na página e clique em “Install”. A bibliografia será automaticamente atualizada, conforme você insere citações. Mas este tem algumas falhas. Por isto, melhorei-o. Veja link no final do artigo.
- Ao mudar o estilo de citação no plugin, todas as referências mudam automaticamente para o novo estilo, no editor de texto. Ótimo para quem envia trabalhos ao exterior. Não precisa reformatar tudo manualmente.
É necessário ter instalado o Java Oracle, com os plugins para o navegador. Veja como instalar Java em Linux.
[Atualização 2023-09-03: Use o repositório do Zotero, a partir do aplicativo desktop, para carregar o estilo ABNT desenvolvido pela Ufrgs, que considero o mais completo e bem estruturado estilo ABNT do mundo.]
No site do Zotero há mais de 1.250 estilos de citações/referências. Basta procurar pela página e clicar em [Install]. Existe um estilo para o padrão ABNT feito por pesquisadores da UFRGS e UFPR, mas contém algumas incongruências em relação às normas. A partir deste estilo, criei um mais aprimorado. Assim caminha o software livre.
Baixe neste link o Estilo Zotero para ABNT, versão 2010-10-08. Arraste o arquivo baixado para cima do Firefox e clique no botão “Instalar”, na janelinha que aparece.
[Atualização 2013-11-27] O IPEA fez uma boa limpeza neste estilo, reescreveu do zero e submeteu aos desenvolvedores. Está agora no repositório de estilos do Zotero. A partir do trabalho dele, eu dei uma guaribada e aproximei mais das regras ABNT (O IPEA tinha usado para outros propósitos os estilos para verbete de dicionário e enciclopédia, p.ex.). Baixe aqui o Estilo ABNT para Zotero e Mendeley (2015-06-11). Usa títulos em negrito e autores abreviados. Ainda há algumas má formatações em estilos para filmes, mas acredito que fontes impressas e online estejam OK. Também fiz um estilo com pequena modificação estética: coloquei os nomes de autores nas citações em versalete (maiúsculas pequenas). Fica (meira, 2013) em vez de (MEIRA, 2013), porque os nomes em maiúsculas se salientam demais em meio ao texto. Baixe aqui: Estilo Zotero ABNT-UFSM com citação em versalete. [2015-06-10] Também tirei o “sentence case” dos títulos — caixa sentença, ou apenas a inicial da frase em maiúscula — porque estava baixando a caixa de nomes próprios e abreviaturas. Os títulos aparecerão da forma que estão no banco de dados.
Também criei filtros em JavaScript para “raspar” (obter) referências bibliográficas da Biblioteca da UFSM (apenas livros) e da revisita Biblioteca Online de Ciências da Comuncação (BOCC). Nesta, os documentos PDF ou HTML são baixados automaticamente, se a opção “Associar PDFs e outros arquivos” estiver ligada em “Preferências… > Geral” (ícone de engrenagem) do Zotero.
A instalação destes filtros é mais complicada que os estilos. Baixe os arquivos e coloque-os no diretório /home/<usuario>/.mozilla/firefox/<perfil Firefox>/zotero/translators (no Linux Ubuntu) ou c:/Documents and Settings/<usuario>/Dados de aplicativos/Mozilla/Firefox/Profiles/<perfil Firefox>/zotero/translators (no Windows XP) ou c:\Users\<usuário>\AppData\Roaming\Mozilla\Firefox\Profiles\<perfil>\zotero\translators\ (no Windows 7 ou maior). As pastas <usuario> e <perfil Firefox> variam para cada usuário. Vou submetê-los ao projeto Zotero, e em breve eles serão distribuídos com o sistema sem exigir a cópia.
- Filtro Zotero para Biblioteca Online de Ciências da Comunicação – BOCC (Beira-interior, Portugal).
- Filtro Zotero para a Biblioteca da Universidade Federal de Santa Maria (RS, Brasil).
Muito obrigado, foi muito útil, parabéns pela iniciativa e por disponibilizar
Sou estudante da UFSM, farei uso do filtro também =)
O Sr. saberia me dizer como alterar o filtro no WIndows 7?
Olá, Giovanni!
Para alterar o filtro, você deve instalar o plugin Scafold e estudar o material no site do Zotero. É necessário conhecimento de Javascript.
Olá José
Acho que consegui uma maneira mais fácil. Estive lendo, e encontrei a seguinte maneira: Copiar o arquivo dentro da pasta translators, dentro do diretório do Zotero, aparentemente funcionou
Obg pela atençao
José Antonio, parabens pelo seu trabalho.
Sabe quando é que Zotero incluira a norma ABNT melhorada?
Olá, De Francisco!
Obrigado pelo prestígio!
O Zotero está em rápida evolução, assim como esta configuração de normas ABNT (que estou fazendo a partir daquelas da UFPR). Assim que elas estiverem mais maduras, ainda este ano, vou submetê-las aos desenvolvedores do Zotero.
Caro José Antonio,
Sabe se o Zotero é melhor que o Mendeley, que também é gratuito?
http://www.mendeley.com
Olá, Naasso!
Não conheço o Mendeley, mas vou pesquisá-lo e fazer um comparativo. Valeu a dica!
Aqui está uma boa comparação: http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_reference_management_software
Olá Rocha,
Perguntei para a bibliotecária da Biblioteca Florestan Fernandes FFLCH/USP e ela me informou que de fato a ABNT não especifica como citar cartas. Ela sugeriu que usasse como fonte informal, e nesse caso, não entra nas referências bibliográficas. Ou seja, não há como usar o zotero nesse caso. Deve-se colocar em nota de rodapé e as informações sobre a carta ou documento utilizado por extenso…
é isso,
edu
Daria para colocar, mas segundo algum formato definido por alguma instituição. A UFSM, assim como a UFSC (http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm), tem norma específica para correspondências. Não seria “ABNT”.
Seguindo o bom senso, seriam importantes: o autor, o “título” do documento, o resumo (destinatário, p.ex.), local onde foi escrito, data, local onde se encontra guardado:
CAMINHA, P. V. Carta a el-rei D. Manuel sobre o achamento do Brasil. Informa ao rei de Portugal a descoberta do Brasil. Porto Seguro, 1 maio 1500. Carta em Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Já atualizei o estilo ABNT, no artigo acima. O Zotero não tem campo para o lugar e o nome do destinatário, no tipo “manuscrito”. Teriam que ser colocados no campo “resumo”.
Olá,
desculpe pela demora em responder… Bem legal já ter atualizado o arquivo…. No meu Zotero, há um tipo “Cartas” e outro tipo “manuscritos”. No Tipo “Cartas”, existe a possibilidade de marcar o destinatário. Você marca o autor e, depois acrescenta outro autor, mas aí muda seu status para destinatário.
é isso,
edu
É verdade! Eu não havia visto o tipo “carta”. Farei um formato específico para ele.
Infelizmente, não há um campo que deveria existir: o local do autor. Terá de ser colocado em “Extras”.
Salve! Muito bom o seu estilo ABNT. Eu estava quase desistindo de usar o Zotero por não encontrar um estilo ABNT que funcionasse a contento. Eu não domino a linguagem, mas minha intenção era também contribuir… Uso citação de cartas que ainda não estão configuradas nesse estilo ABNT. Você conhece algum guia, tutorial, para eu tentar fazer isso? Abraços, e parabéns pela iniciativa!
Olá, Edu!
A citação de cartas seguiria na forma “(AUTOR, ano, p.x)”. O problema é a referência: a norma ABNT NBR 6023:2002 simplesmente não fala em cartas e correspondências, com que historiadores frequentemente trabalham. Enorme falha da ABNT.
Se você quiser desenvolver, a documentação está em http://www.zotero.org/support/dev/csl_syntax_summary e http://citationstyles.org/downloads/specification.html#appendix-ii-types.
A interface de desenvolvimento está no Firefox, endereço “chrome://zotero/content/tools/csledit.xul”.
Mas, se você me enviar o padrão mais usado, posso tentar desenvolver dentro das limitações do tipo “manuscrito”, do Zotero.