Categories: ABNTAcademia

Estilo ABNT para o Zotero

Estou usando e desenvolvendo scripts para o Zotero. É um excelente sistema gerenciador de banco de dados bibliográfico, indicado principalmente para grupos de pesquisa e para quem orienta trabalhos acadêmicos.

O que é Zotero

É um sistema gratuito e aberto de banco de dados de bibliografia, tipo End Note, que está se espalhando rapidamente na comunidade acadêmica mundial.

O Zotero é constituído por:

  1. Um site gerenciador onde se criam grupos de trabalho e se compartilham bibliografias.
  2. Um plugin para Firefox, onde se cadastram e editam as bibliografia (adicionando-se links, notas, screenshots etc)
  3. Plugins para Firefox conversar com LibreOffice/OpenOffice e MS Word, por onde se inserem em textos, já no formato ABNT, as referências e as bibliografias.

Indexar Blogger pelo Zotero

Como funciona

  1. Primeiro, você se cadastra no site Zotero. A seguir, instala os plugins para Firefox e LibreOffice. Aí, pode criar grupos para compartilhar bibliografia com colegas e orientandos.
  2. Depois, ao pesquisar na internet ou offline, pelo plugin do Firefox você registra referências bibliográficas, adiciona notas (como citações, por exemplo), screenshots de páginas internet e outros detalhes. (Veja imagem 1. A interface do plugin está marcada em vermelho)
  3. Ao redigir seu trabalho científico, você insere citações e referências editor de texto, já formatados conforme centenas de estilos de citações (Veja imagem 2). Achei o estilo ABNT em http://www.zotero.org/styles. Procure “ABNT” na página e clique em “Install”. A bibliografia será automaticamente atualizada, conforme você insere citações. Mas este tem algumas falhas. Por isto, melhorei-o. Veja link no final do artigo.
  4. Ao mudar o estilo de citação no plugin, todas as referências mudam automaticamente para o novo estilo, no editor de texto. Ótimo para quem envia trabalhos ao exterior. Não precisa reformatar tudo manualmente.

Plugin para LibreOffice.org Writer

É necessário ter instalado o Java Oracle, com os plugins para o navegador. Veja como instalar Java em Linux.

[Atualização 2023-09-03: Use o repositório do Zotero, a partir do aplicativo desktop, para carregar o estilo ABNT desenvolvido pela Ufrgs, que considero o mais completo e bem estruturado estilo ABNT do mundo.]

No site do Zotero há mais de 1.250 estilos de citações/referências. Basta procurar pela página e clicar em [Install]. Existe um estilo para o padrão ABNT feito por pesquisadores da UFRGS e UFPR, mas contém algumas incongruências em relação às normas. A partir deste estilo, criei um mais aprimorado. Assim caminha o software  livre.

Baixe neste link o Estilo Zotero para ABNT, versão 2010-10-08. Arraste o arquivo baixado para cima do Firefox e clique no botão “Instalar”, na janelinha que aparece.

[Atualização 2013-11-27] O IPEA fez uma boa limpeza neste estilo, reescreveu do zero e submeteu aos desenvolvedores. Está agora no repositório de estilos do Zotero. A partir do trabalho dele, eu dei uma guaribada e aproximei mais das regras ABNT (O IPEA tinha usado para outros propósitos os estilos para verbete de dicionário e enciclopédia, p.ex.). Baixe aqui o Estilo ABNT para Zotero e Mendeley (2015-06-11). Usa títulos em negrito e autores abreviados. Ainda há algumas má formatações em estilos para filmes, mas acredito que fontes impressas e online estejam OK. Também fiz um estilo com pequena modificação estética: coloquei os nomes de autores nas citações em versalete (maiúsculas pequenas). Fica (meira, 2013) em vez de (MEIRA, 2013), porque os nomes em maiúsculas se salientam demais em meio ao texto. Baixe aqui: Estilo Zotero ABNT-UFSM com citação em versalete. [2015-06-10] Também tirei o “sentence case” dos títulos — caixa sentença, ou apenas a inicial da frase em maiúscula — porque estava baixando a caixa de nomes próprios e abreviaturas. Os títulos aparecerão da forma que estão no banco de dados.

Também criei filtros em JavaScript para “raspar” (obter) referências bibliográficas da Biblioteca da UFSM (apenas livros) e da revisita Biblioteca Online de Ciências da Comuncação (BOCC). Nesta, os documentos  PDF ou HTML são baixados automaticamente, se a opção “Associar PDFs e outros arquivos” estiver ligada em “Preferências… > Geral” (ícone de engrenagem) do Zotero.

A instalação destes filtros é mais complicada que os estilos. Baixe os arquivos  e coloque-os no diretório /home/<usuario>/.mozilla/firefox/<perfil Firefox>/zotero/translators  (no Linux Ubuntu) ou c:/Documents and Settings/<usuario>/Dados de aplicativos/Mozilla/Firefox/Profiles/<perfil Firefox>/zotero/translators (no Windows XP) ou c:\Users\<usuário>\AppData\Roaming\Mozilla\Firefox\Profiles\<perfil>\zotero\translators\ (no Windows 7 ou maior). As pastas <usuario> e <perfil Firefox> variam para cada usuário. Vou submetê-los ao projeto Zotero, e em breve eles serão distribuídos com o sistema sem exigir a cópia.

José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.

View Comments

  • Olá Rocha,
    Perguntei para a bibliotecária da Biblioteca Florestan Fernandes FFLCH/USP e ela me informou que de fato a ABNT não especifica como citar cartas. Ela sugeriu que usasse como fonte informal, e nesse caso, não entra nas referências bibliográficas. Ou seja, não há como usar o zotero nesse caso. Deve-se colocar em nota de rodapé e as informações sobre a carta ou documento utilizado por extenso...
    é isso,
    edu

    • Daria para colocar, mas segundo algum formato definido por alguma instituição. A UFSM, assim como a UFSC (http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm), tem norma específica para correspondências. Não seria "ABNT".

      Seguindo o bom senso, seriam importantes: o autor, o "título" do documento, o resumo (destinatário, p.ex.), local onde foi escrito, data, local onde se encontra guardado:

      CAMINHA, P. V. Carta a el-rei D. Manuel sobre o achamento do Brasil. Informa ao rei de Portugal a descoberta do Brasil. Porto Seguro, 1 maio 1500. Carta em Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

      Já atualizei o estilo ABNT, no artigo acima. O Zotero não tem campo para o lugar e o nome do destinatário, no tipo "manuscrito". Teriam que ser colocados no campo "resumo".

      • Olá,
        desculpe pela demora em responder... Bem legal já ter atualizado o arquivo.... No meu Zotero, há um tipo "Cartas" e outro tipo "manuscritos". No Tipo "Cartas", existe a possibilidade de marcar o destinatário. Você marca o autor e, depois acrescenta outro autor, mas aí muda seu status para destinatário.
        é isso,
        edu

        • É verdade! Eu não havia visto o tipo "carta". Farei um formato específico para ele.
          Infelizmente, não há um campo que deveria existir: o local do autor. Terá de ser colocado em "Extras".

  • Salve! Muito bom o seu estilo ABNT. Eu estava quase desistindo de usar o Zotero por não encontrar um estilo ABNT que funcionasse a contento. Eu não domino a linguagem, mas minha intenção era também contribuir... Uso citação de cartas que ainda não estão configuradas nesse estilo ABNT. Você conhece algum guia, tutorial, para eu tentar fazer isso? Abraços, e parabéns pela iniciativa!

Share
Published by
José Antonio Meira da Rocha

Recent Posts

Sempre faça um fotão

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…

1 year ago

A corrupção dos tolos

João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…

4 years ago

Naomi who? Naomi Wu!

A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…

5 years ago

Raspagem de dados

A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…

5 years ago

Que estratégia político-terapêutica pára um governo deliroide?

Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…

6 years ago

Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada

Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…

6 years ago