Como tudo no universo, as páginas de uma publicação têm sua semiótica: a interpretação, pelo observador, da linguagem própria das páginas, formada por:
- Seus atributos de página (suas definições no dicionário da linguagem) e
- Regras de combinação e relacionamento dos atributos (a gramática da linguagem).
Neste artigo, mostro como trabalhar com esta linguagem: como criar um documento Scribus e dividir as páginas com grade de modulação comercial e editorial.
Entre os atributos das páginas, estão suas dimensões (tamanho do papel), suas margens, sua área imprimível (chamada de “mancha”, pois é onde o papel é manchado de tinta), suas colunas. Também pode possuir posição na sequência — esquerda ou direita — elementos repetidos em todas as páginas semelhantes, como cabeçalhos, fios, números de página etc.
Para abrir um documento no Scribus, vá ao menu “Arquivo > Novo” ou tecle CTRL+N. (o que você achou de minha CSS para a tag key (tecla)?)
Aparecerá o seguinte quadro de diálogo:
Os procedimentos são estes:
- Escolha o layout do documento. Jornais e revistas usam páginas duplas.
- Escolha as dimensões. Jornais podem ser A3 ou A4 (jornaizinhos de empresa, por exemplo). Revistas podem ser A4. Ou você pode escolher o tamanho que quiser, inclusive o horrível formato broadsheet ou standard. O tamanho, em geral, depende da gráfica onde será impressa a publicação. Consulte seu fornecedor de serviços gráficos.
- Escolha as margens. Existem algumas margens pré-definidas tradicionais.
- Escolha o número de páginas inicialmente. Mais tarde você pode inserir ou eliminar páginas.
- Escolha a unidade de medidas. Hoje em dia, usa-se milímetros, em geral.
Depois de criadas as páginas, pode-se criar a grade que vai auxiliar a diagramação (leia mais sobre modulação comercial neste site). Vá ao menu “Página > Gerir guias”:
No quadro de diálogo que aparece, coloque os seguintes valores:
- Escolha as linhas (coloque 5 guias para ter 6 linhas de módulos. Escolha um número par de módulos para ter uma divisão bem no meio da página) e as colunas (escolha duas guias para ter 3 colunas). As colunas não devem ser muito estreitas nem muito largas. Devem caber uns 40 ou 50 caracteres por linha.
- Determine a valeta ou espaço entre as linhas e colunas. Use 4 ou 5 mm para uma boa valeta.
- Diga que quer as guias a partir das margens, não da borda do papel.
- Aplique em todas as páginas.
Pronto! Você terá grade em todas as páginas:
Essas grades servem apenas para uma base de diagramação. Não é obrigatório que seja obedecida.Para fazer os objetos gráficos aderirem às guias, vá ao menu “Página > Atrair às guias”:
As colunas de texto serão definidas dentro de cada quadro de texto. Ou seja: cada quadro de texto deverá ser dividido em colunas. Não se usa mais a abordagem do PageMaker de abrir um quadro para cada coluna. Abre-se um único quadro e divide-se este em quantas colunas se quiser, teclando-se F2 e escolhendo-se “Texto > Columns & text distances” :
Propriedades de texto no Scribus
Criei tutoriais em Flash que mostram estes passos. Baixe os pacotes zipados, descomprima e abra os arquivos HTM no seu navegador.
Eu baixei o Scribus, quando vou utilizar o modelos já existentes, por exemplo o Jornal, não consigo alterar o numero de Pagina e ” Newsletter Title” no rodapé da Pagina e quando clico em Inserir os itens ” Caracter Especial/caracter/citação/ espaços e quebras/ligatura e texto amosta” ficam invisíveis, impossivel de clicar..porquê???
Olá, Tati!
1) Alguns itens podem estar nas páginas modelo. Não podem ser movidos ou editados nas páginas normais. Acesse e edite pelo menu “Editar > Páginas modelo”. Tudo o que aparece nas páginas modelo será repetido nas páginas que tiverem atribuídas aquele modelo. Os números de página serão atualizados automaticamente. Depois de editar, feche a paleta de páginas modelo para voltar à página atual. Você pode criar quantos modelos de páginas quiser. Aplique pelo menu “Página > Aplicar página modelo”.
2) Estes itens só estão disponíveis quando o cursor de texto está no modo inserção. Clique duas vezes num quadro de texto para entrar no modo inserção.
Boa tarde José Rocha,
Eu utilizo o scribus a mais de 2 anos em dois jornais diários. Estamos satisfeito com todas suas funcionalidades, mas essa semana surgiu uma necessidade de gerar o arquivo PDF em no máximo 800kb, normalmente o PDF fica acima de 1,5 a 4 MB. Eu achava que quanto mais imagens mais pesado fica o arquivo, na verdade isso é verdade porém é verdade também que quanto mais imagens maior será a compressão dos mesmos. O nosso problema ocorre quando a pagina tem muito texto, essas paginas tem ficado com o tamanho de mais de 1 MB somente texto. Tem alguma maneira de reduzir esse tamanho, pois como é somente texto deveria ficar pequeno o PDF.
Sobre a forma de geração de PDF, aqui utilizamos o Acrobat Pro 9 com distiller 9, já testei varias configurações para reduzir o aqui mas ainda não obtive sucesso.
Olá, Fernando!
O texto fica grande porque o Scribus posiciona individualmente cada caracter, em função da justificação de linhas. Se for possível, use texto alinhado à esquerda.
Se o texto justificado for realmente necessário, tente colocar, nas propriedades do Estilo de Parágrafo, a Extensão dos caracteres em 95% e 105% e veja se melhora.
Também dê uma olhada neste artigo: http://meiradarocha.jor.br/news/2012/08/26/como-gerar-com-qualquer-programa-pdfx-3-para-impressao/
Tente reduzir o tamanho do arquivo através do processamento pelo PDFCreator (Ghostscript).
Tente reimprimir o trabalho pelo Acrobat. Às vezes também diminui o tamanho dos PDFs.
Abs
Oi, José Antonio Rocha,
Jornalista, professor de Planejamento Gráfico e Mídias Digitais da Universidade Federal de Santa Maria, campus da cidade de Frederico Wesphalen, Rio Grande do Sul, Brasil.
Venho aqui pedir-lhe, se possível, ajuda, pois, estou escrevendo Revistas de escola dominical e preciso saber como dividir as páginas no formato de Revistas.
Agradeço a atenção e fico no aguardo,
valtemir.
Olá, Valtemir!
Diagramação e edição de publicações são atividades que fazem parte dos cursos de Jornalismo e leva-se 4 anos para começar a aprender.
Se você não cursa Jornalismo, terá de aprender sozinho. Felizmente, neste meu site eu coloco muito material que ajudará você nesta dura caminhada. Sinta-se à vontade para ler e usar o material que eu coloco aqui.
Sucesso na revista!
obrigado pelo tempo depositado para confeccionar este blog. Disponibilizar conhecimento é um dom.
Isso não é nada . O bom é esse programa aqui, ó: http://www.amazon.co.uk/Desktop-Publishing-Studio/dp/B0040RQ7BU/
Hehe!
Empacotaram o Scribus!
Abraços!