Categories: EditoraçãoScribus

Como criar publicação e páginas com Scribus

Como tudo no universo, as páginas de uma publicação têm sua semiótica: a interpretação, pelo observador, da linguagem própria das páginas, formada por:

  1. Seus atributos de página (suas definições no dicionário da linguagem) e
  2. Regras de combinação e relacionamento dos atributos (a gramática da linguagem).

Neste artigo, mostro como trabalhar com esta linguagem: como criar um documento Scribus e dividir as páginas com grade de modulação comercial e editorial.

Entre os atributos das páginas, estão suas dimensões (tamanho do papel), suas margens, sua área imprimível (chamada de “mancha”, pois é onde o papel é manchado de tinta), suas colunas. Também pode possuir posição na sequência — esquerda ou direita — elementos repetidos em todas as páginas semelhantes, como cabeçalhos, fios, números de página etc.

Para abrir um documento no Scribus, vá ao menu “Arquivo > Novo” ou tecle CTRL+N. (o que você achou de minha CSS para a tag key (tecla)?)

Aparecerá o seguinte quadro de diálogo:

Abrir Novo documento no Scribus

Os procedimentos são estes:

  1. Escolha o layout do documento. Jornais e revistas usam páginas duplas.
  2. Escolha as dimensões. Jornais podem ser A3 ou A4 (jornaizinhos de empresa, por exemplo). Revistas podem ser A4. Ou você pode escolher o tamanho que quiser, inclusive o horrível formato broadsheet ou standard. O tamanho, em geral, depende da gráfica onde será impressa a publicação. Consulte seu fornecedor de serviços gráficos.
  3. Escolha as margens. Existem algumas margens pré-definidas tradicionais.
  4. Escolha o número de páginas inicialmente. Mais tarde você pode inserir ou eliminar páginas.
  5. Escolha a unidade de medidas. Hoje em dia, usa-se milímetros, em geral.

Depois de criadas as páginas, pode-se criar a grade que vai auxiliar a diagramação (leia mais sobre modulação comercial neste site). Vá ao menu “Página > Gerir guias”:

Menu guias do Scribus

No quadro de diálogo que aparece, coloque os seguintes valores:

Gerenciador de Guias do Scribus
  1. Escolha as linhas (coloque 5 guias para ter 6 linhas de módulos. Escolha um número par de módulos para ter uma divisão bem no meio da página) e as colunas (escolha duas guias para ter 3 colunas). As colunas não devem ser muito estreitas nem muito largas. Devem caber uns 40 ou 50 caracteres por linha.
  2. Determine a valeta ou espaço entre as linhas e colunas. Use 4 ou 5 mm para uma boa valeta.
  3. Diga que quer as guias a partir das margens, não da borda do papel.
  4. Aplique em todas as páginas.

Pronto! Você terá grade em todas as páginas:

Página Scribus com grade

Essas grades servem apenas para uma base de diagramação. Não é obrigatório que seja obedecida.Para fazer os objetos gráficos aderirem às guias, vá ao menu “Página > Atrair às guias”:

Aderir às guias no Scribus

As colunas de texto serão definidas dentro de cada quadro de texto. Ou seja: cada quadro de texto deverá ser dividido em colunas. Não se usa mais a abordagem do PageMaker de abrir um quadro para cada coluna. Abre-se um único quadro e divide-se este em quantas colunas se quiser, teclando-se F2 e escolhendo-se “Texto > Columns & text distances” :

Propriedades de texto no Scribus

Criei tutoriais em Flash que mostram estes passos. Baixe os pacotes zipados, descomprima e abra os arquivos HTM no seu navegador.

  1. Tutorial Scribus: criando páginas
  2. Tutorial Scribus: criando guias
José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.

View Comments

    • Olá!
      1) Selecione o quadro.
      2) Clique na ferramenta "Ligar molduras de texto (N)" ou tecle a letra "N".
      3) Clique no quadro que será continuação do quadro selecionado

  • Olá!
    Preciso editar um pequeno livro e tenho tentado usar o Scribus sem sucesso por que o meu texto está cheio de notas de rodapé e eu ainda não consegui saber como as coloco. Alguma dica? Procurei bastante em fóruns e no youtube e nada...
    Abraço!

    • É bem simples. Basta selecionar a parte do texto que receberá o comentário no rodapé. Depois clique com o botão direito e selecione "Inserir marca>Nota de rodapé/fim".
      Uma caixa será criada onde você pode acrescentar a nota.

  • Olá
    Como faço para a minha revista fazer aquele sistema de virar página.
    Folheando a revista no not, desketop, e etc...
    Obrigado

  • Eu baixei o Scribus, quando vou utilizar o modelos já existentes, por exemplo o Jornal, não consigo alterar o numero de Pagina e " Newsletter Title" no rodapé da Pagina e quando clico em Inserir os itens " Caracter Especial/caracter/citação/ espaços e quebras/ligatura e texto amosta" ficam invisíveis, impossivel de clicar..porquê???

    • Olá, Tati!
      1) Alguns itens podem estar nas páginas modelo. Não podem ser movidos ou editados nas páginas normais. Acesse e edite pelo menu "Editar > Páginas modelo". Tudo o que aparece nas páginas modelo será repetido nas páginas que tiverem atribuídas aquele modelo. Os números de página serão atualizados automaticamente. Depois de editar, feche a paleta de páginas modelo para voltar à página atual. Você pode criar quantos modelos de páginas quiser. Aplique pelo menu "Página > Aplicar página modelo".
      2) Estes itens só estão disponíveis quando o cursor de texto está no modo inserção. Clique duas vezes num quadro de texto para entrar no modo inserção.

  • Boa tarde José Rocha,
    Eu utilizo o scribus a mais de 2 anos em dois jornais diários. Estamos satisfeito com todas suas funcionalidades, mas essa semana surgiu uma necessidade de gerar o arquivo PDF em no máximo 800kb, normalmente o PDF fica acima de 1,5 a 4 MB. Eu achava que quanto mais imagens mais pesado fica o arquivo, na verdade isso é verdade porém é verdade também que quanto mais imagens maior será a compressão dos mesmos. O nosso problema ocorre quando a pagina tem muito texto, essas paginas tem ficado com o tamanho de mais de 1 MB somente texto. Tem alguma maneira de reduzir esse tamanho, pois como é somente texto deveria ficar pequeno o PDF.
    Sobre a forma de geração de PDF, aqui utilizamos o Acrobat Pro 9 com distiller 9, já testei varias configurações para reduzir o aqui mas ainda não obtive sucesso.

    • Olá, Fernando!

      O texto fica grande porque o Scribus posiciona individualmente cada caracter, em função da justificação de linhas. Se for possível, use texto alinhado à esquerda.

      Se o texto justificado for realmente necessário, tente colocar, nas propriedades do Estilo de Parágrafo, a Extensão dos caracteres em 95% e 105% e veja se melhora.

      Também dê uma olhada neste artigo: http://meiradarocha.jor.br/news/2012/08/26/como-gerar-com-qualquer-programa-pdfx-3-para-impressao/
      Tente reduzir o tamanho do arquivo através do processamento pelo PDFCreator (Ghostscript).

      Tente reimprimir o trabalho pelo Acrobat. Às vezes também diminui o tamanho dos PDFs.

      Abs

  • Oi, José Antonio Rocha,
    Jornalista, professor de Planejamento Gráfico e Mídias Digitais da Universidade Federal de Santa Maria, campus da cidade de Frederico Wesphalen, Rio Grande do Sul, Brasil.
    Venho aqui pedir-lhe, se possível, ajuda, pois, estou escrevendo Revistas de escola dominical e preciso saber como dividir as páginas no formato de Revistas.

    Agradeço a atenção e fico no aguardo,

    valtemir.

    • Olá, Valtemir!
      Diagramação e edição de publicações são atividades que fazem parte dos cursos de Jornalismo e leva-se 4 anos para começar a aprender.
      Se você não cursa Jornalismo, terá de aprender sozinho. Felizmente, neste meu site eu coloco muito material que ajudará você nesta dura caminhada. Sinta-se à vontade para ler e usar o material que eu coloco aqui.
      Sucesso na revista!

  • obrigado pelo tempo depositado para confeccionar este blog. Disponibilizar conhecimento é um dom.

Share
Published by
José Antonio Meira da Rocha

Recent Posts

Sempre faça um fotão

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…

1 year ago

A corrupção dos tolos

João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…

4 years ago

Naomi who? Naomi Wu!

A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…

5 years ago

Raspagem de dados

A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…

5 years ago

Que estratégia político-terapêutica pára um governo deliroide?

Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…

6 years ago

Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada

Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…

6 years ago