Como criar publicação e páginas com Scribus

Como tudo no universo, as páginas de uma publicação têm sua semiótica: a interpretação, pelo observador, da linguagem própria das páginas, formada por:

  1. Seus atributos de página (suas definições no dicionário da linguagem) e
  2. Regras de combinação e relacionamento dos atributos (a gramática da linguagem).

Neste artigo, mostro como trabalhar com esta linguagem: como criar um documento Scribus e dividir as páginas com grade de modulação comercial e editorial.

Entre os atributos das páginas, estão suas dimensões (tamanho do papel), suas margens, sua área imprimível (chamada de “mancha”, pois é onde o papel é manchado de tinta), suas colunas. Também pode possuir posição na sequência — esquerda ou direita — elementos repetidos em todas as páginas semelhantes, como cabeçalhos, fios, números de página etc.

Para abrir um documento no Scribus, vá ao menu “Arquivo > Novo” ou tecle CTRL+N. (o que você achou de minha CSS para a tag key (tecla)?)

Aparecerá o seguinte quadro de diálogo:

Abrir Novo documento no Scribus
Abrir Novo documento no Scribus

Os procedimentos são estes:

  1. Escolha o layout do documento. Jornais e revistas usam páginas duplas.
  2. Escolha as dimensões. Jornais podem ser A3 ou A4 (jornaizinhos de empresa, por exemplo). Revistas podem ser A4. Ou você pode escolher o tamanho que quiser, inclusive o horrível formato broadsheet ou standard. O tamanho, em geral, depende da gráfica onde será impressa a publicação. Consulte seu fornecedor de serviços gráficos.
  3. Escolha as margens. Existem algumas margens pré-definidas tradicionais.
  4. Escolha o número de páginas inicialmente. Mais tarde você pode inserir ou eliminar páginas.
  5. Escolha a unidade de medidas. Hoje em dia, usa-se milímetros, em geral.

Depois de criadas as páginas, pode-se criar a grade que vai auxiliar a diagramação (leia mais sobre modulação comercial neste site). Vá ao menu “Página > Gerir guias”:

Menu guias do Scribus
Menu guias do Scribus

No quadro de diálogo que aparece, coloque os seguintes valores:

Gerenciador de Guias do Scribus
Gerenciador de Guias do Scribus
  1. Escolha as linhas (coloque 5 guias para ter 6 linhas de módulos. Escolha um número par de módulos para ter uma divisão bem no meio da página) e as colunas (escolha duas guias para ter 3 colunas). As colunas não devem ser muito estreitas nem muito largas. Devem caber uns 40 ou 50 caracteres por linha.
  2. Determine a valeta ou espaço entre as linhas e colunas. Use 4 ou 5 mm para uma boa valeta.
  3. Diga que quer as guias a partir das margens, não da borda do papel.
  4. Aplique em todas as páginas.

Pronto! Você terá grade em todas as páginas:

Página Scribus com grade
Página Scribus com grade

Essas grades servem apenas para uma base de diagramação. Não é obrigatório que seja obedecida.Para fazer os objetos gráficos aderirem às guias, vá ao menu “Página > Atrair às guias”:

Aderir às guias no Scribus
Aderir às guias no Scribus

As colunas de texto serão definidas dentro de cada quadro de texto. Ou seja: cada quadro de texto deverá ser dividido em colunas. Não se usa mais a abordagem do PageMaker de abrir um quadro para cada coluna. Abre-se um único quadro e divide-se este em quantas colunas se quiser, teclando-se F2 e escolhendo-se “Texto > Columns & text distances” :

Propriedades de texto no Scribus

Propriedades de texto no Scribus

Criei tutoriais em Flash que mostram estes passos. Baixe os pacotes zipados, descomprima e abra os arquivos HTM no seu navegador.

  1. Tutorial Scribus: criando páginas
  2. Tutorial Scribus: criando guias

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.