Esta monografia é resultante da análise dos compostos da diagramação dos jornais Nikkey Shimbun e São Paulo Shimbun, produzidos no Brasil na língua japonesa, a partir da visão ocidental, utilizando estudos da técnica e da Gestalt produzidos no Ocidente como base de comparação para a compreensão da arte nestes veículos. Ela inclui os elementos gráficos presentes nas primeiras páginas dos veículos, como fontes, estilos, fios, imagens e sinais gráficos, e a sintaxe da linguagem visual focando o equilíbrio, espaço-formato, proximidade (elementos da Gestalt), harmonia e cor, justificando tais aplicações gráficas por meio de entrevistas com os profissionais de cada redação. Compreende que a hierarquia de notícias, no Ocidente e no Japão, é baseada no movimento do olhar delimitado pelo sentido da leitura, e que por conta disso assume uma diagramação própria, mesmo seguindo as vertentes da linguagem visual ocidental.
A autora é Mayra Maki Sassaki, graduada no Curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
Palavras-Chave: Diagramação, Jornais Nipo-Brasileiros, Sintaxe da Linguagem Visual, Leitura na Língua Japonesa, Gestalt.
Baixe SASSAKI, Mayra M. Análise da diagramação de jornais nipo-brasileiros.
Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…
João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…
A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…
A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…
Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…
Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…