Esta monografia é resultante da análise dos compostos da diagramação dos jornais Nikkey Shimbun e São Paulo Shimbun, produzidos no Brasil na língua japonesa, a partir da visão ocidental, utilizando estudos da técnica e da Gestalt produzidos no Ocidente como base de comparação para a compreensão da arte nestes veículos. Ela inclui os elementos gráficos presentes nas primeiras páginas dos veículos, como fontes, estilos, fios, imagens e sinais gráficos, e a sintaxe da linguagem visual focando o equilíbrio, espaço-formato, proximidade (elementos da Gestalt), harmonia e cor, justificando tais aplicações gráficas por meio de entrevistas com os profissionais de cada redação. Compreende que a hierarquia de notícias, no Ocidente e no Japão, é baseada no movimento do olhar delimitado pelo sentido da leitura, e que por conta disso assume uma diagramação própria, mesmo seguindo as vertentes da linguagem visual ocidental.
A autora é Mayra Maki Sassaki, graduada no Curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
Palavras-Chave: Diagramação, Jornais Nipo-Brasileiros, Sintaxe da Linguagem Visual, Leitura na Língua Japonesa, Gestalt.
Baixe SASSAKI, Mayra M. Análise da diagramação de jornais nipo-brasileiros.
Leave a Reply