Editoração com software livre: caixa de destaque no Scribus

Um recurso muito usado em publicações de papel é o destaque de uma frase importante da matéria colocado com uma fonte maior em um quadro separado. Este recurso recebe nomes “paroquiais” conforme a região do país ou equipe de redação. Alguns chamam de “olho”, outros chamam de “arejador”. Aqui, prefiro chamar simplesmente de “destaque”.

Fazer um destaque é tarefa que requer muitos passos e pode levar tempo, se feita manualmente. Para automatizar o processo, desenvolvi este script, em Python para o Scribus.

Ele pode ser usado num único quadro, novo, ou pode ser aplicado a um destaque já criado, constituído de vários objetos agrupados. Para criar um destaque novo, desenhe um quadro de texto e rode o script.

Devido a um bug da função traceText() do Scribus, você deve rodar o script duas vezes, para que aspas em texto sejam transformadas em desenho por linhas (o bug está em que a função traceText() não transforma em linhas um texto recém-criado pelo script. Apenas textos já existentes).

Se o quadro de destaque está vazio, será colocado um texto “copy fit”. O script também cria dois estilos, “Destaque texto” e “Destaque autor” e os aplica ao texto, além de criar duas cores, “Bege” e “Vermelho”. Tanto os estilos quanto as cores são criados mas não formatados. Você deverá formatá-los conforme seu projeto gráfico. Para o “Destaque texto”, sugiro corpo 18, fonte estreita ou condensada 80%, itálica. Para “Destaque autor”, fonte corpo 12 negrita. Ambos centralizados.

No início do script, coloco variáveis que permitem a fácil personalização. Baixe aqui o Script para criar quadro de destaque

Na sequência abaixo estão screenshots da criação de um quadro de destaque.

Desenhe um quadro de texto
Aplique o script "Destaque"
Escolha o espaço entre o texto e a borda
Primeira passagem do script com aspas de texto
Aplique novamente o script
Destaque pronto com aspas em linhas
José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.

View Comments

  • meu celular wei parou de funcuionar o sim 1
    tem aguma configuraçaõ que devo fazer

Recent Posts

Sempre faça um fotão

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…

1 year ago

A corrupção dos tolos

João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…

4 years ago

Naomi who? Naomi Wu!

A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…

5 years ago

Raspagem de dados

A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…

5 years ago

Que estratégia político-terapêutica pára um governo deliroide?

Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…

6 years ago

Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada

Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…

6 years ago