Editoração com software livre: caixa de destaque no Scribus

Um recurso muito usado em publicações de papel é o destaque de uma frase importante da matéria colocado com uma fonte maior em um quadro separado. Este recurso recebe nomes “paroquiais” conforme a região do país ou equipe de redação. Alguns chamam de “olho”, outros chamam de “arejador”. Aqui, prefiro chamar simplesmente de “destaque”.

Fazer um destaque é tarefa que requer muitos passos e pode levar tempo, se feita manualmente. Para automatizar o processo, desenvolvi este script, em Python para o Scribus.

Ele pode ser usado num único quadro, novo, ou pode ser aplicado a um destaque já criado, constituído de vários objetos agrupados. Para criar um destaque novo, desenhe um quadro de texto e rode o script.

Devido a um bug da função traceText() do Scribus, você deve rodar o script duas vezes, para que aspas em texto sejam transformadas em desenho por linhas (o bug está em que a função traceText() não transforma em linhas um texto recém-criado pelo script. Apenas textos já existentes).

Se o quadro de destaque está vazio, será colocado um texto “copy fit”. O script também cria dois estilos, “Destaque texto” e “Destaque autor” e os aplica ao texto, além de criar duas cores, “Bege” e “Vermelho”. Tanto os estilos quanto as cores são criados mas não formatados. Você deverá formatá-los conforme seu projeto gráfico. Para o “Destaque texto”, sugiro corpo 18, fonte estreita ou condensada 80%, itálica. Para “Destaque autor”, fonte corpo 12 negrita. Ambos centralizados.

No início do script, coloco variáveis que permitem a fácil personalização. Baixe aqui o Script para criar quadro de destaque

Na sequência abaixo estão screenshots da criação de um quadro de destaque.

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.