Este artigo mostra como instalar o PyQt 4.4 no Python do Scribus em ambiente Windows. PyQt é o wrapper (“empacotador“) que permite usar a interface gráfica Qt através da linguagem Python. Scribus é o software de editoração gratuito e de código aberto, similar ao PageMaker ou InDesign, usado para diagramação de jornais, revistas e livros, e disponível para sistemas operacionais Macintosh, Linux, BSD, OS/2 e Windows.
Com Scribus, Python, PyQt e Qt, é possível aumentar as capacidades do Scribus de uma forma relativamente simples para programadores. Por exemplo, pode-se criar formulários para baixar documentos do Google Docs e diagramá-los de forma semi-automática. Ou criar um sistema editorial para redações jornalísticas baseado em banco de dados MySQL ou Postgres.
Aqui, explico os passos para instalação do sistema no Windows porque, em Linux, isso tudo é mais fácil de instalar, tudo é mais padronizado para programadores. Em Windows, há mais dificuldades em deixar tudo redondinho. Além disso, muitas escolas de Jornalismo — o alvo destes artigos — infelizmente têm laboratórios de editoração equipados com Windows, em vez de um bom sistema GNU/Linux como Ubuntu.
O Python já é instalado automaticamente pelo Scribus Windows. Com o novo Scribus 1.3.5, equipado com o Python 2.5, torna-se mais simples a instalação de PyQt e Qt. Tudo está empacotado na página do desenvolvedor do PyQt, a Riverbank. Baixe o instalador PyQt 4.4.3 para Windows, para Python 2.5.
Antes de instalá-lo, você deve dizer ao Windows onde está o Python do Scribus. Para isso, use o script para Registrar Python no Windows. Rode-o dentro do Scribus pelo menu “Scripts”.
Caso já exista outro Python no Windows, haverá notificação e o novo caminho do Python Scribus não será adicionado ao registro. Neste caso, recomendo o uso de links simbólicos para colocar o Python instalado na pasta do Scribus. Ou mudar à mão o caminho do PyQt, na instalação, indicando a pasta Scribus.
Para verificar se os módulos PyQt foram corretamente instalados, entre no console do Scribus Scripter (menu “Script > Show console”) e digite:
from PyQt4 import Qt
Use a tecla F9 para rodar o programa. Se tudo correr bem, não deverá aparecer nenhuma mensagem. Se houver algo errado, deve aparecer alguma mensagem de erro.
Agora, espero ter tudo pronto para começar a aprender a fazer interfaces gráficas para o Scribus. Vai ajudar o livro Rapid GUI Programming with Python and Qt — The Definitive Guide to PyQt Programming, de Mark Summerfield, que você pode comprar pela internet ou conseguir facilmente se trabalhar feito uma mula.
Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…
João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…
A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…
A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…
Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…
Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…
View Comments
Você conhece projeto aberto, usando Scribus, de sistema editorial para redações jornalísticas baseado em banco de dados?
Eu não sei bem o que é isso, mas suponho que seja uma facilitador em que, tendo-se um jornal diagramado em Scribus, possa-se entrar as notícias de uma edição por fora do Scribus, através de formulários que tornam a redação de notícias uma tarefas mais simples, sem a necessidade de interagir com a rica e complexa interface do Scribus.
Existe um jornal nos EUA que está fazendo isto: http://editflow.org/
Mesmo alcançando a página do plugin — http://wordpress.org/extend/plugins/edit-flow/ — eu não consegui captar a ideia, entender como se dá a interação com Scribus. O Edit Flow faz isso mesmo? Não vi o nome "Scribus" por lá.
O plugin é uma parte do sistema. Não achei o link para todo o projeto. O Scribus pegaria o texto do WP através de scripts Python.
Eu nem estava procurando algo online (web)...
Se existisse um arquivo Scribus contendo/exemplificando a criação de formulários para um jornal completo, diagramado, com todas as colunas e quadros, já seria um exemplo efetivo do potencial do Scribus integrado a PyQt.
O Wordpress e bancos de dados externos trazem uma complexidade extra. Acho que evitar o uso direto (da interface pura) do Scribus, para alimentar um edição de jornal, já seria um recurso muito facilitador.