Categories: Geral

Editoração com software livre: instalando uma redação em Windows

É possível se usar só software livre para fazer editoração eletrônica, ou desktop publishing.  Aqui eu dou a receita para instalar uma redação de publicação impressa só com softwares livres.  Esta receita tem em mente laboratórios de cursos de Jornalismo particulares e públicos, e os passos são para programas Windows, já que muitas universidades têm laboratórios com este ambiente. Para ambientes Linux, que falarei em outro artigo, é até mais fácil instalar a redação.

  1. Baixe e instale o Ghostcript (linguagem de impressão compatível com PostScript).
  2. Baixe e instale o GSview para instalar o visualizador de arquivos PostScript (*.PS). É só um auxiliar para trabalhos gráficos, não é imprescindível.
  3. Baixe e instale o GIMP para Windows. GIMP é tipo Photoshop, para trabalhar com fotos.
  4. Baixe e instale o Scribus 1.3.5. Scribus é tipo o PageMaker ou InDesign, para diagramar.
  5. Abra o Scribus, vá no menu “Script > Execute script…” e execute o script “registrar-python-no-windows.py“. Leva um segundo e não haverá nenhuma indicação de que o script rodou, mas a ampulheta fica rodando. Feche o Scribus. Isso indicou ao ambiente Windows (registrou) onde fica o interpretador Python do Scribus. É feito para se instalar as bibliotecas de rotinas Python Image Library.
  6. Baixe e execute a Python Image Library . Oferece recursos adicionais para manipulação de imagens no Scribus, através de programas script.
  7. Baixe e instale o Inkscape. É um programa de desenho de linhas (vetorial, como o CorelDRAW). Bom para infográficos, logotipos, esquemas. Grava no formato padrão SVG (Structured Vector Graphics).
  8. Baixe e instale o BrOffice, editor de textos, programas de desenho, programas de slides e banco de dados. Genérico do MS Word, só que gratuito e mais fácil de usar, com alguns recursos exclusivos, como “fazer contas” em tabelas de texto.

Com este conjunto básico de programas de código aberto e gratuitos, já se pode começar a produzir jornais-laboratório, jornais de empresa ou de ONGs.

José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.

View Comments

  • Professor, bom dia!
    Gostaria de saber como colocar rodapé no jornal para numerar as páginas.

    • Olá, Waleska!
      O melhor é criar uma página modelo (Editar > Páginas modelo) e inserir nelas o rodapé. Para numeração automática, abra uma caixa de texto e vá em "Inserir > Caracter espacial > Página número". Aparecerá um "#" qie vira o número de cada página, quando você fecha a paleta de páginas modelo.

  • Olá, Professor Meira.

    Baixei o Scribus e tentei "executar o script" como você orienta mas deu "erro no script". Que terei feito de errado? Será a versão do Scribus 1.3.8svn?

    • Olá, Haroldo!
      A qual script você se refere? Qual a mensagem de erro?

  • Prof.Meira gostaria de fazer um pequeno jornal na minha cidade.Jornal simples mesmo, somente com avisos aqui do bairro.Na verdade aqui só tem um jornal que é impresso semanalmente. Gostaria de saber se posso usar somente o Broffice.Irei usar folha A3.Estava pesquisando pela net e emcontrei seu site e achei muito bom.Com o BrOffice posso fazer este jornal no a3?Ou tenho que usar por exemplo o scribus?
    Desde já agradeço .

    • Olá, Amaral!

      Se for um jornal em preto-e-branco, é perfeitamente possível, mas aconselho o Scribus, se houver cor, porque este produz PDF/X-3, para enviar à gráfica.

      No BrOffice, diagrame os textos dentro de quadros. Divida a página básica em colunas e os quadros também. Ligue o recurso de "alinhar à grade", deixe-a visível (Ferramentas > Opções > BrOffice Write > Grade). Faça os títulos em quadro separado. Ou selecione o texto que ficará em colunas e insira uma seção em colunas, para deixar o título e as colunas no mesmo quadro (facilita). Os quadros ficam com a altura automática dos textos.

    • Oi, Marília!
      Sim, servem. Para isto, o melhor é o BrOffice (livros em preto & branco). Para livros com seleção de cores, o Scribus é mais adequado, embora não tenha suporte ainda para notas de rodapé.

Share
Published by
José Antonio Meira da Rocha

Recent Posts

Sempre faça um fotão

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…

1 year ago

A corrupção dos tolos

João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…

4 years ago

Naomi who? Naomi Wu!

A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…

5 years ago

Raspagem de dados

A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…

5 years ago

Que estratégia político-terapêutica pára um governo deliroide?

Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…

6 years ago

Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada

Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…

6 years ago