Editoração com software livre: instalando uma redação em Windows

É possível se usar só software livre para fazer editoração eletrônica, ou desktop publishing.  Aqui eu dou a receita para instalar uma redação de publicação impressa só com softwares livres.  Esta receita tem em mente laboratórios de cursos de Jornalismo particulares e públicos, e os passos são para programas Windows, já que muitas universidades têm laboratórios com este ambiente. Para ambientes Linux, que falarei em outro artigo, é até mais fácil instalar a redação.

  1. Baixe e instale o Ghostcript (linguagem de impressão compatível com PostScript).
  2. Baixe e instale o GSview para instalar o visualizador de arquivos PostScript (*.PS). É só um auxiliar para trabalhos gráficos, não é imprescindível.
  3. Baixe e instale o GIMP para Windows. GIMP é tipo Photoshop, para trabalhar com fotos.
  4. Baixe e instale o Scribus 1.3.5. Scribus é tipo o PageMaker ou InDesign, para diagramar.
  5. Abra o Scribus, vá no menu “Script > Execute script…” e execute o script “registrar-python-no-windows.py“. Leva um segundo e não haverá nenhuma indicação de que o script rodou, mas a ampulheta fica rodando. Feche o Scribus. Isso indicou ao ambiente Windows (registrou) onde fica o interpretador Python do Scribus. É feito para se instalar as bibliotecas de rotinas Python Image Library.
  6. Baixe e execute a Python Image Library . Oferece recursos adicionais para manipulação de imagens no Scribus, através de programas script.
  7. Baixe e instale o Inkscape. É um programa de desenho de linhas (vetorial, como o CorelDRAW). Bom para infográficos, logotipos, esquemas. Grava no formato padrão SVG (Structured Vector Graphics).
  8. Baixe e instale o BrOffice, editor de textos, programas de desenho, programas de slides e banco de dados. Genérico do MS Word, só que gratuito e mais fácil de usar, com alguns recursos exclusivos, como “fazer contas” em tabelas de texto.

Com este conjunto básico de programas de código aberto e gratuitos, já se pode começar a produzir jornais-laboratório, jornais de empresa ou de ONGs.

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.