É possível se usar só software livre para fazer editoração eletrônica, ou desktop publishing. Aqui eu dou a receita para instalar uma redação de publicação impressa só com softwares livres. Esta receita tem em mente laboratórios de cursos de Jornalismo particulares e públicos, e os passos são para programas Windows, já que muitas universidades têm laboratórios com este ambiente. Para ambientes Linux, que falarei em outro artigo, é até mais fácil instalar a redação.
- Baixe e instale o Ghostcript (linguagem de impressão compatível com PostScript).
- Baixe e instale o GSview para instalar o visualizador de arquivos PostScript (*.PS). É só um auxiliar para trabalhos gráficos, não é imprescindível.
- Baixe e instale o GIMP para Windows. GIMP é tipo Photoshop, para trabalhar com fotos.
- Baixe e instale o Scribus 1.3.5. Scribus é tipo o PageMaker ou InDesign, para diagramar.
- Abra o Scribus, vá no menu “Script > Execute script…” e execute o script “registrar-python-no-windows.py“. Leva um segundo e não haverá nenhuma indicação de que o script rodou, mas a ampulheta fica rodando. Feche o Scribus. Isso indicou ao ambiente Windows (registrou) onde fica o interpretador Python do Scribus. É feito para se instalar as bibliotecas de rotinas Python Image Library.
- Baixe e execute a Python Image Library . Oferece recursos adicionais para manipulação de imagens no Scribus, através de programas script.
- Baixe e instale o Inkscape. É um programa de desenho de linhas (vetorial, como o CorelDRAW). Bom para infográficos, logotipos, esquemas. Grava no formato padrão SVG (Structured Vector Graphics).
- Baixe e instale o BrOffice, editor de textos, programas de desenho, programas de slides e banco de dados. Genérico do MS Word, só que gratuito e mais fácil de usar, com alguns recursos exclusivos, como “fazer contas” em tabelas de texto.
Com este conjunto básico de programas de código aberto e gratuitos, já se pode começar a produzir jornais-laboratório, jornais de empresa ou de ONGs.
Professor, bom dia!
Gostaria de saber como colocar rodapé no jornal para numerar as páginas.
Olá, Waleska!
O melhor é criar uma página modelo (Editar > Páginas modelo) e inserir nelas o rodapé. Para numeração automática, abra uma caixa de texto e vá em “Inserir > Caracter espacial > Página número”. Aparecerá um “#” qie vira o número de cada página, quando você fecha a paleta de páginas modelo.
Olá, Professor Meira.
Baixei o Scribus e tentei “executar o script” como você orienta mas deu “erro no script”. Que terei feito de errado? Será a versão do Scribus 1.3.8svn?
Olá, Haroldo!
A qual script você se refere? Qual a mensagem de erro?
Prof.Meira gostaria de fazer um pequeno jornal na minha cidade.Jornal simples mesmo, somente com avisos aqui do bairro.Na verdade aqui só tem um jornal que é impresso semanalmente. Gostaria de saber se posso usar somente o Broffice.Irei usar folha A3.Estava pesquisando pela net e emcontrei seu site e achei muito bom.Com o BrOffice posso fazer este jornal no a3?Ou tenho que usar por exemplo o scribus?
Desde já agradeço .
Olá, Amaral!
Se for um jornal em preto-e-branco, é perfeitamente possível, mas aconselho o Scribus, se houver cor, porque este produz PDF/X-3, para enviar à gráfica.
No BrOffice, diagrame os textos dentro de quadros. Divida a página básica em colunas e os quadros também. Ligue o recurso de “alinhar à grade”, deixe-a visível (Ferramentas > Opções > BrOffice Write > Grade). Faça os títulos em quadro separado. Ou selecione o texto que ficará em colunas e insira uma seção em colunas, para deixar o título e as colunas no mesmo quadro (facilita). Os quadros ficam com a altura automática dos textos.
Mestre Meira,
e esses softwares servem para editoração de livros?
bjs, marilia
Oi, Marília!
Sim, servem. Para isto, o melhor é o BrOffice (livros em preto & branco). Para livros com seleção de cores, o Scribus é mais adequado, embora não tenha suporte ainda para notas de rodapé.