O Acer 4520 vem com um softmodem Agere HDA (High Digital Audio). Os softmodems não são modems completos. Eles se aproveitam dos recursos do processador principal e dos recursos da placa de som, resultando um produto mais barato. Isto não é necessariamente ruim, porque os modernos computadores têm potência de sobra para dar conta do recado.
Mas este tipo de modem é problemático para Linux porque os fabricantes só desenvolvem drivers para Windows, a fim de economizar. Então, levam muitos meses até que a comunidade de software livre desenvolva os drivers para estes dispositivos. Felizmente, a Agere liberou como open source parte do código de seu chip 11c11040, muito usado em softmodens.
Para o Acer 4520, finalmente foram publicados os drivers adequados para funcionar o Agere HDA. Na página Agrsm Drivers HOWTO existem as instruções de como baixar e compilar estes drivers. Mas, para quem não quer ter este trabalho (ou se a compilação dá erros, como no meu caso), pode-se baixar os drivers agrsm pré-compilados para várias distribuições, em formatos zipados, RPM ou DEB.
No caso do Ubuntu 8.10, o arquivo que funcionou comigo foi o do kernel 2.6.19, de janeiro de 2009. Depois de baixar e instalar (automaticamente pelo instalador de pacotes Debian), foi necessário instalar os módulos manualmente e criar alguns links simbólicos para dispositivos, conforme indicações que achei na rede sobre instalação do Agere V92:
sudo modprobe agrmodem sudo modprobe agrserial sudo ln -s /dev/ttyAGS3 /dev/ttySAGR sudo ln -s /dev/ttyAGS3 /dev/modem
Mas estas configurações somem a cada boot. Para deixá-las permanentes, baixei e instalei os utilitários Agere HDA para sistemas Debian, que automatizam estas tarefas. Para testar se tudo correu bem nas instalações, usei no terminal o comando sudo agrsm-test. Finalmente, coloquei o nome do driver agrserial no arquivo /etc/modules, para ser carregado automaticamente no boot. Embora a documentação do agrsm-tools alerte que isto pode dar um crash em alguns sistemas, recuperável apenas com disco de boot, no Acer 4520 não causou problemas. Os dois drivers (agrserial e agrmodem) são carregados juntos, pelo script /etc/modprobe.d/agrsm.
Para discar, instalei o discador do Gnome, o Gnome PPP. Especifiquei o dispositivo /dev/modem, que foi reconhecido corretamente.
Agora, numa emergência, posso contar com ligações internet discada para algum provedor gratuito.
Leave a Reply