Categories: Editoração

Ó o OOo 3.0.0!

Acaba de ser lançado o OpenOffice.org versão 3. É o editor de texto + planilha eletrônica + criador de slides + programa de desenho + banco de dados. Uma espécie de remédio genérico do Microsoft Office. Na prática, ele realiza o que 99% das pessoas precisa e será propriedade de quem baixar e instalar. Não caia na balela de que ele não entende e converte mal os formatos do MS Word. Os formatos do MS Office é que são fechados. O padrão brasileiro de documentos, pela ABNT, é o Open Document, que o OpenOffice usa. Ponto final.

E lembre-se de que o MS Office não é dos usuários, é da Microsoft. Quem usa o MS Office e não pagou pela licença de uso está cometendo crime. A Microsoft aciona na justiça quando descobre alguém usando propriedade dela e exige 3.000 vezes (três mil vezes) o preço do programa. É sério!

Portanto, não seja um criminoso: proteja e difunda a propriedade privada baixando o Openoffice.org para Linux, para Macintosh ou para Windows. Quem deu o furo (ôpa!) jornalístico do lançamento foi o site tuga Peopleware.

José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.

Recent Posts

Sempre faça um fotão

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…

1 year ago

A corrupção dos tolos

João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…

4 years ago

Naomi who? Naomi Wu!

A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…

5 years ago

Raspagem de dados

A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…

5 years ago

Que estratégia político-terapêutica pára um governo deliroide?

Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…

6 years ago

Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada

Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…

6 years ago