Não aposente monitores CRT para mídias impressas

A moda há tempos são monitores LCD, com boa visibilidade, preços em queda, bom uso de energia, boa resolução em função do “sub-pixel” (ponto da tela dividido em três faixas para triplicar a resolução horizontal). A saturação do mercado e linhas de montagem caríssimas no Oriente, que não podem ficar ociosas, vão derrubar ainda mais os preços destes equipamentos, nos próximos meses, tornando a compra de um monitor ou TV LCD mais atrativa.

Mas tem uma coisa que profissionais que trabalham com mídias impressas não podem deixar de lado: a necessidade de calibrar os monitores para aumentar a semelhança entre as cores de tela e as cores impressas. E é quase impossível se calibrar monitores LCD. As cores mudam até conforme o ângulo de visão. Portanto, que trabalha com mídias impressas sempre vai precisar de pelo menos um monitor CRT para conferir as cores e ter menos surpresas com impressos ou até mesmo com sites Web.

José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.

View Comments

  • Boa noite.
    Aproveitando o gancho do comentário para mídias impressas, o CRT também não pode ser aposentado para uso em circuito fechado de televisão. Os monitores LCD não tem boa capacidade de reprodução de imagens que é a nossa especialidade. Assim, pergunto se pode me indicar local para compra de CRT Dot Pitch menor que 0,24mm e acima de 17".

    Grato,

    Julio

Share
Published by
José Antonio Meira da Rocha

Recent Posts

Sempre faça um fotão

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…

1 year ago

A corrupção dos tolos

João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…

4 years ago

Naomi who? Naomi Wu!

A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…

5 years ago

Raspagem de dados

A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…

5 years ago

Que estratégia político-terapêutica pára um governo deliroide?

Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…

6 years ago

Sua tia não é fascista, ela está sendo manipulada

Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…

6 years ago