Não aposente monitores CRT para mídias impressas

A moda há tempos são monitores LCD, com boa visibilidade, preços em queda, bom uso de energia, boa resolução em função do “sub-pixel” (ponto da tela dividido em três faixas para triplicar a resolução horizontal). A saturação do mercado e linhas de montagem caríssimas no Oriente, que não podem ficar ociosas, vão derrubar ainda mais os preços destes equipamentos, nos próximos meses, tornando a compra de um monitor ou TV LCD mais atrativa.

Mas tem uma coisa que profissionais que trabalham com mídias impressas não podem deixar de lado: a necessidade de calibrar os monitores para aumentar a semelhança entre as cores de tela e as cores impressas. E é quase impossível se calibrar monitores LCD. As cores mudam até conforme o ângulo de visão. Portanto, que trabalha com mídias impressas sempre vai precisar de pelo menos um monitor CRT para conferir as cores e ter menos surpresas com impressos ou até mesmo com sites Web.

About José Antonio Meira da Rocha

Jornalista, professor das áreas de Editoração e de Mídias Digitais na Universidade Federal de Santa Maria, campus cidade de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PGDesign)/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, 2023. Mestre em Mídias pela UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil, 2003. Especialista em Informática na Educação, Unisinos, 1976.