O Google colocou em linha exemplos do Google Earth plugin. Tudo em Javascript interativo. Você escolhe o exemplo, roda e vê o resultado no GE. Muda alguns parâmetros e experimenta o resultado (necessário Firefox ou Infernet Exploder em Windows).
Já que VRML nunca passou de promessa, considero inaugurada na prática a Web 3D.
Um editor-chefe online esperto deveria imediatamente formar uma equipe para estudar isto e fazer um sistema editorial que apresente as notícias em ambiente 3D com texto, foto, vídeo, movimento. Três caras dão conta do recado: um programador Javascript, um designer jornalístico e o jornalista chefe da equipe.
Com alguma engenhosidade, o banco de dados de matérias pode ser feito até mesmo em Googlenilhas, conforme as receitas no site do Google. Por exemplo, um código Javascript genérico acessa as planilhas breaking news, uma por uma, e inicia uma viagem pelos locais dos fatos. A cada local, se abre uma janelinha com o texto, fotos e vídeo. Para mudar a “viagem”, basta mudar a lista de googlenilhas.
Acidente de avião em Honduras? Um mashup coloca o leitor atrás do avião acidentado, reproduzindo a rota de aproximação até o acidente. Fórmula 1 em Mônaco? O leitor faz todo o circuito dentro de uma Ferrari. Olimpíadas? O leitor viaja a cada raia e vê o resultados, com direito a vídeo das provas. E assim por diante…
Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux Fotógrafos de mídias rurais já perderam a conta das…
João Batista MezzomoAuditor fiscal O que está por trás de tudo o que está acontecendo…
A.k.a. "SexyCyborg". A mulher do século 21. Naomi Wu testa seu iluminador de implantes na…
A principal ferramenta do jornalista de dados é a planilha, tipo LibreOffice Calc, M.S. Excel…
Rita Almeida, 9 de março de 2019 Psicóloga Rita Almeida: não delirantes, mas deliroides. Não…
Rafael Azzi5 de outubro de 2018 Você se pergunta como um candidato com tão poucas…