Que tal um guia de sua cidade no celular, offline, sem gastar nas abusivas conexões internet das telefônicas? O tutorial explica todos os passos. São, na realidade, três baitas hackings.
O primero hacking é o programa Java para celulares Mobile Gmaps, que mostra o Google Maps, Yahoo, e Windows Live Local através de acesso Wap ou cache. O acesso internet Wap é prático, mas o problema é pagar as exorbitantes taxas de acesso à internet cobradas no Brasil. Então, você pode baixar as imagens do Gmaps e deixar em cache no seu celular. Para isso, se usa mais dois google maps hacks que explico a seguir.
O segundo haking é a página web Mapcacher, uma map creation tool para o Mobile GMaps. Com ela, você gera as coordenadas e o tipo dos mapas que quer guardar em cache.
- Com clics, marque a área do mapa que quer baixar. Você pode gerar quantos pontos quiser para delimitar a área a ser baixada. Por exemplo, pode marcar a área de uma estrada, de uma cidade à outra.
- Escolha os níveis de zoom da área. Eu recomendo entre 2 (o mapa mundi) e 16 (o segundo nível de zoom do gmaps) que permite ler o nome das ruas e a mão de trânsito. O nível máximo, 17, gera muitos arquivos, deixa o download lento e aumenta o tamanho do cache desnecessariamente. Para estradas, use zoom 12 ou 13.
- Escolha o tipo de imagem que vai baixar: se o mapa simbólico (só traços), as fotos de satélite ou o terreno. Recomendo o mapa de traços, para os arquivos PNG ficarem bem comprimidos. E é uma visualização melhor para quem quer só se orientar. Mas você pode usar vários formatos ao mesmo tempo no Mobile Gmaps.
- Em Level of detail (nível de detalhamento), escolha Medium speed, medium detail.
- Clique em Generate! para gerar o arquivo com as coordenadas e gravar em seu computador.
Agora, use o terceiro hacking: o programa gMapMaker (para Windows), que busca as imagens e gera o cache em formato PNG para você colocar no celular.Veja as instruções de como instalá-lo:
Cristian Streng Founder |
|
Com gMapMaker, você pode até gerar um grande mapa contínuo, para uso jornalístico. Mas o nosso objetivo é gerar tiles (lajotas) no cache de mapas.
- Escolha o lugar das pastas de caching (pode aceitar o default).
- Especifique um delay maior que 500 milesegundos entre o download de imagens para o Google não bloquear seu IP por prática de leeching.
- Em Operating Mode, escolha “MGMap mode, use .map file” e clique em “Go!“. Aí, procure pelo arquivo gerado pelo Mapcache.
- O gMapMaker irá baixar os tiles e gerar o cache de mapas.
Para instalar no celular:
- Instale o Mobile Gmaps. No Nokia 5200, ele é instalado simplesmente se conectando o cabo USB, escolhendo o modo Nokia e clicando duas vezes em cima do arquivo .JAR, se os programas Nokia foram corretamente instalados no Windows. Se não foram, simplesmente crie uma pasta no cartão de memória e copie o arquivo .JAR para ela. Para habilitar o acesso à memoria ao mgmaps: A gente precisa baixar a versão ZIP no site de download do mgmaps, descompactar os arquivos mgmaps-signed.jad e mgmaps.jar. Renomeia-se o mgmaps-signed.jad para mgmaps.jad. E se instala com o instalador da Nokia. Aparece o programa na pasta raiz do celular ou do cartão, ou a pasta que for escolhida para instalar. Aí a gente seleciona o programa na pasta em que instalou, OPÇÕES > ACESSO AO APLI. > ACESSO A DADOS > Ler dados do usuáro > SEMPRE PERMITIDO. Depois disso, o aparelho pára de pedir acesso a cada navegada nos mapas.
- Para esta pasta ou para outra na raiz do cartão, copie toda a pasta de cache, com todas as subpastas. O mapa de Porto Alegre com zoom 16 ocupou mais de 22 megabytes. O equivalente a umas 5 músicas mp3.
- Desconecte o cabo USB, execute o MGMaps no celular e configure-o:
- Use o botão azul do Nokia 5200 para chamar o menu. Em Menu > Settings > Map Browsing, marque as opções “Stored Maps“, “Offline Mode“. Se você tiver um celular de baixo processamento, marque “Low Memory“. Não é o caso do Nokia 5200.
- Desmarque “Enhanced Panning“. Eu experimentei bugs usando esta opção que faz um panning suave. Ela deixou o programa maluco.
- Em “Storage Path“, selecione o caminho do cache de mapas. Procure o path com o botão central do Nokia 5200. Salve as alterações (no botão azul do Nokia 5200).
- Em Menu > Settings > Display, na opção “Coordinate Format“, selecione o formato “DD.ddddd“, para permitir o uso de coordenadas decimais do Google Maps. Salve a alteração.
- Em Menu > Map Types > Not Available, habilite as opções Google Maps, Google Satellite ou Google Hybrid conforme o tipo de mapa que você baixou. Salve as alterações.
- Em Menu > Maps Type > Yahoo Maps, desabilite todas as opções que estiverem habilitadas. São 3: MAP, SAT, HYB. Salve as alterações.
- Reinicie o Mobile GMaps.
- Para salvar o ponto inicial no seu mapa, crie um placemark (Menu > Favorites > Menu > Add) e defina-o com Menu > Set startup.
Olá,
Li o tutorial e fiz tudo como manda mas quando vou usar o gMapMaker para gerar a imagem do mapa surge uma mensagem de erro. Já coloquei o delay maior que 500 milesegundos e desativei o acelerador de download mas não resolveu o problema. O que eu faço?
Oi, Ana! Qual a mensagem de erro?
Andre Dj, agora vendo tua resposta lembrei que consegui eliminar esse “problema” que na realidade é uma proteção do cel. Va na pasta do cel onde está armazenado o programa, no programa Mobile Gmaps.jar (o que deve ser executado para abrir o programa) selecione com o botão azul OPÇÕES/ACESSO AO APLI./ACESSO A DADOS/SMART CARD/SEMPRE PERMITIDO, Pronto! Isso deve resolver, com esse procedimento você define as permissões de acesso à memória do cartão pelo aplicativo, seja o mgmaps como qualuer outro aplicativo.
Acho que deve ter ajudado.
[]´s
Felipe.
Olá, instalei no meu 5200 black e deu tudo certo. O problema é o seguinte.. a cada vez q troco de mapa ele fica perguntando se pode ler os dados do cartão de memória. Tem como desabilitar essa caixa de dialogo? É muito chato.. se ao menos pudesse dizer que pode ler todos os dados do cartão de memória…
[]´s
Felipe Fernandes, o meu tamben acontece a mesma coisa, ainda nao descobri como tirar esta mensg. se descobrir posto aqui.
Andre Dj, agora vendo tua resposta lembrei que consegui eliminar esse “problema” que na realidade é uma proteção do cel. Va na pasta do cel onde está armazenado o programa, no programa Mobile Gmaps.jar (o que deve ser executado para abrir o programa) selecione com o botão azul Pronto! Isso deve resolver, com esse procedimento você define as permissões de acesso à memória do cartão pelo aplicativo, seja o mgmaps como qualuer outro aplicativo.
Acho que deve ter ajudado.
[]´s
Felipe.
Bad donuts for me!
Fui no botão azul da esquerda (“Opções”, no Nokia 5200) e aparece um menu. Escolhi “Acesso a dados”. Aparece outro menu. Escolhi “Ler dados do usuário”. Aparece outro menu. As opções “Pergunta 1a vez” e “Sempre permitido” estão desabilitadas. Só “Perguntar sempre” e “Não permitido” estão liberadas. Será bloqueio da Vivo?
Bah amigo, nao sei te dizer mesmo o que pode ser. Mas é coisa do teu software. Tenta atualizar ele pelo nokia software updater, programa que se ñ me engado faz parte do nokia suite, caso não fizer é só baixar no site da nokia. A versão do meu software é de 03/2008 RM-174. Para verificar isso digite *#0000#no seu cel.
[]´s
Felipe.
Valeu, vou tentar. Pode ser isto…
IMPORTANTE
Consegui! Para habilitar o acesso à memoria do Nokia ao mgmaps: A gente precisa baixar a versão ZIP em http://www.mgmaps.com/download.php. Aí, descompacta os arquivos mgmaps-signed.jad e mgmaps.jar. Renomeia o mgmaps-signed.jad para mgmaps.jad. E instala com o instalador da Nokia. Aparece o programa na pasta raíz do celular ou do cartão, ou a pasta que for escolhida para instalar. Aí a gente seleciona o programa na pasta em que instalou, OPÇÕES > ACESSO AO APLI. > ACESSO A DADOS > Ler dados do usuáro > SEMPRE PERMITIDO. Depois disso, pára de pedir acesso a cada navegada nos mapas.
Gostaria de saber se esse procedimento pode ser feito com o modelo Nokia 5610 Xpress Music.?
Provavelmente sim, Leonardo. O Nokia 5610 tem sistema operacional Java, não?
Ate que enfim um tutorial para software de mapas offline gratuito quwe alimenta dados para qualquer lugar do mundo!
Instalei no meu nokia e61i e funcionou total!
So nao consegui eliminar aquela pergunta chata sobre permisdão para verificar os dados do meu celular
Olá, Frenklin!
Boa notícia, o funcionamento no e61i.
Só falta alguém descobrir como eliminar a maldita mensagem do maldito Java (Java como sistema operacional é dose!).
Abração!